Durante o Carnaval, o deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ) esteve em Corrêas nas áreas atingidas pelas últimas chuvas, prestando solidariedade e conversando com os moradores. Membro da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que acompanha os desastres ocorridos pelas chuvas na Região Serrana e as medidas adotadas pelos órgãos públicos, Hugo Leal ouviu as reivindicações dos moradores. Eles apontaram possíveis soluções para que problemas como este – quando a água da chuva resultou no transbordamento do rio Santo Antônio, invadindo inúmeras casas da localidade – não voltem a se repetir.
Defendendo a prevenção como melhor medida para situações como esta, o deputado afirmou que é preciso um plano de contingência. “Precisamos de prevenção e plano de contingência. Qual a ação que foi feita para o rio Santo Antônio? Infelizmente, o que estava programado não aconteceu. Este trabalho é de política pública. Desassorear e recuperar as margens, preservando o leito do rio, pode se evitar muitas tragédias. Mas para que isso aconteça é necessário um planejamento de ações e a efetivação das mesmas”, ponderou Leal.
Investimento dos governos com medidas de proteção contra riscos naturais, proteção das encostas; desassoreamento, limpeza e drenagem dos rios; manutenção e instalação de galerias pluviais que melhoram o escoamento das águas das chuvas; plano de habitação, com levantamento das áreas de risco e reordenamento das ocupações irregulares, são medidas de prevenção com resultados positivos, defendidas por Leal. “Precisamos de um sistema de proteção contra as cheias. Os prejuízos materias podem ocorrer, mas as mortes precisam ser evitadas”.
O deputado alerta que os desastres naturais no Brasil eram raros, mas agora estão sendo frequentes. “Nós não temos como mudar a natureza. Ela está nos alertando das agressões que vem sofrendo e nos dando o retorno: não desviem o leito dos rios, não desmatem, não joguem lixo nas encostas. Não podemos mudar a natureza, mas podemos amenizar os estragos produzidos por ela”.