O deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ) juntou-se, neste fim de semana, as celebrações da Semana Nacional da Vida e do Dia do Nascituro, comemora no sábado, 08/10. “A vida deve ser defendida e preservada desde a sua concepção até a morte natural. Os seres humanos devem ser respeitados desde o primeiro instante de sua existência. A vida humana deve ser inteiramente protegida, de modo absoluto, desde o momento da concepção”, disse Hugo Leal, integrante da Pastoral dos Políticos Católicos da Arquidiocese do Rio e da Frente Parlamentar Católica do Congresso Nacional.
Foi com o objetivo de promover, proteger, defender e valorizar a vida humana em todas as circunstâncias, desde a sua concepção, até a morte natural, que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu, em 2005, a primeira semana de outubro como Semana Nacional da Vida – e o dia 8 como Dia do Nascituro. A Igreja no Brasil instituiu um dia para ser comemorado e para rezar por todos os nascituros, já que, além dos riscos naturais a que estão expostos, ainda existem correntes sociais e politicas pró-aborto.
Para Hugo Leal, a iniciativa da CNBB renova, a cada ano, uma reflexão sobre a defesa da vida humana. “A celebração da beleza da vida nos torna mais humanos e mais solidários. O Dia do Nascituro é também um dia para celebrar a família, mães e pais. Devemos ser intransigentes na defesa da vida”, afirmou o parlamentar do PSB, lamentando que o Estatuto do Nascituro, que tramita há quase 10 anos no Congresso ainda não tenha sido votado. “Precismos reforçar a consciência de toda a sociedade de que o ser humano tem direitos a serem preservados desde o começo de sua vida, mesmo em estágio intrauterino”, acrescentou o deputado Hugo Leal.