O deputado Hugo Leal (PSD/RJ) e o ex-vereador e ex-deputado Felipe Peixoto, também do PSD, participaram, na noite de segunda, de debate sobre a política estadual e nacional em encontro em Icaraí. O autor da Lei Seca e coordenador da bancada do Rio de Janeiro Hugo Leal, afirmou:
“Estou no terceiro mandato porque acredito na política, a política como instrumento de promoção do bem comum, a política como prestação de serviço, principalmente voltada para aqueles que mais precisam. Encaro a política como uma vocação e uma missão”.
Segundo colocado na eleição para prefeito de Niterói em 2016, quando disputou o segundo turno, Felipe Peixoto lembrou que o Rio passa por uma grave crise envolvendo, inclusive o sistema político. “Mas eu não tenho dúvida que só conseguiremos superar essa crise através da política. A trajetória na vida pública não é fácil, tem muitas obstáculos, mas vale a pena quando você é guiado por princípios e valores. É preciso que as pessoas confiem na democracia, participem, e avaliem seus representantes no Executivo e Legislativo para escolher bem quando chegar a hora”, disse Felipe.
Após fazer uma relato de sua trajetória antes de chegar à Câmara dos Deputados, como secretário de Administração e de Justiça e Direitos do Cidadão e como presidente do presidente do Detran/RJ, Hugo Leal destacou sua experiência no Legislativo. O deputado federal do Rio de Janeiro e integrante da Pastoral dos Políticos Católicos, afirmou:
“Posso garantir que, na Câmara, tem muita gente que trabalha e trabalha muito com foco no interesse da população. Como também tem gente que defende outros interesses: mas assim é em toda a sociedade. Vejo que há uma crise de representatividade porque as pessoas só são chamadas a opinar na hora do voto. Creio que o caminho para superar essa crise é através de mais política, mais participação, mais consultas diretas à sociedade sobre os mais diversos temas”.