O Trono de Fátima, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, vai receber um pacote de melhorias, com obras no entorno que vão melhorar a acessibilidade na principal rua que leva ao espaço, pelo Valparaíso, e também a sinalização. O local é considerado um dos principais cartões postais da cidade. O investimento, de pouco mais de R$ 400 mil, foi garantido por emenda parlamentar do deputado federal Hugo Leal (PROS/RJ), com contrapartida de R$ 66 mil da Prefeitura. A empresa que executará as obras, vencedora de processo licitatório, já foi contratada pelo governo municipal. A previsão, segundo a Prefeitura, é que as intervenções tenham início nas próximas semanas.
Oitocentos metros de ruas de acesso ao espaço receberão novo asfalto e as vias terão a sinalização refeita, incluindo vaga destinada a pessoa com deficiência. Em relação à sinalização turística, serão instalados dois totens com informações sobre o monumento, com textos em português e inglês e também em braile – um próximo ao Trono de Fátima e outro próximo à Congregação Mariana. Estão previstas também outras placas viárias e turísticas.
As melhorias que começam agora se somam às ações iniciadas em 2013, com tratamento especial ao acesso e todo o entorno do monumento histórico. A Comdep promoveu mutirões com serviços de capina, roçada e jardinagem ao longo do trajeto e contou com a ajuda de paisagistas. O local recebeu roseiras e árvores frutíferas, como cerejeiras. Também foram plantadas mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, como as quaresmeiras.
Sobre o atrativo
Idealizado pelo Frei João José – mentor do movimento Mariano em Petrópolis – o Trono de Fátima foi inaugurado em 1947 e está entre os mais bonitos atrativos turísticos da cidade. Localizado no ponto mais alto do bairro Valparaíso, oferece ao visitante uma visão panorâmica da Cidade Imperial. O projeto arquitetônico é de Heitor da Silva Costa, que tem como sua obra mais famosa o Cristo Redentor.
A imagem de Nossa Senhora de Fátima foi esculpida em Pietrasanta, na Itália, pelo escultor Enrico Arrighini. Em mármore branco, sem veias e sem jaça, foi construída em um só bloco de 3,5 metros de altura. Assim, o conjunto, que é fixado sobre uma base com a mesma medida da estátua, atinge 7 metros, o que a torna ainda mais imponente.
Em um plano circular, Nossa Senhora é envolvida por sete colunas que representam os dons do Espírito do Santo. A forma da rotunda é em estilo clássico, inspirado no Pânteon de Agripa, em Roma, mas seu acabamento obedece técnica mais moderna, de concreto com revestimento de vidro dourado.
Sob o monumento, uma cripta de 10 metros de diâmetro abriga a capela onde ocorrem missas no dia 13 de cada mês em homenagem à Santa. Neste dia, uma procissão sai do Teatro Mariano e segue até o trono, onde é celebrada a fé e a devoção a Nossa Senhora de Fátima. A procissão acontece sempre às 19h30, quando a data cai entre segunda e sábado, e às 17h30, se for domingo.
O Trono de Fátima também reserva um espaço para aqueles que buscam a cura e a solução de problemas: a Sala dos Milagres. Nela, os fiéis depositam partes do corpo humano em cera, acendem velas e rezam para ter seus pedidos atendidos.