
O deputado Hugo Leal ao lado de Jones Moura (com o microfone) em manifestação de guardas municipais em 2019: qualificação, armamento e valorização da Guarda do Rio de Janeiro
Em live transmitida pelas redes sociais com a participação do vereador Jones Moura, o deputado federal Hugo Leal, pré-candidato a prefeito do Rio de Janeiro pelo PSD, defendeu a integração efetiva da Guarda Municipal no sistema de segurança pública. “É importante frisar que o papel das Guardas Municipais na segurança pública está reconhecido na legislação específica e na própria Constituição, no seu artigo 144. Para a população, este papel na segurança é ainda mais claro: é o guarda municipal quase sempre o primeiro a atender as ocorrências mais comuns da criminalidade nas cidades como assaltos, furtos e agressões. Ninguém está mais perto da população que o guarda municipal”, afirmou.
Na conversa com o vereador Jones Moura, que é guarda municipal de formação e está em seu primeiro mandato na Câmara Municipal do Rio, Hugo Leal defendeu mais uma vez que a guarda carioca possa estar armada. “Devemos qualificar cada vez mais os guardas municipais para que eles possam atuar na segurança pública, de maneira inteligente e integrada com as outras forças de segurança. É legal, legítimo e justo que o Rio de Janeiro qualifique e prepare sua Guarda Municipal para os desafios desta segurança pública integrada. Para isso, os guardas municipais devem passar por um processo de capacitação e treinamento”, acrescentou o pré-candidato, lembrando que trabalhou intensamente na Câmara dos Deputados pela aprovação do Sistema Único de Segurança Público (Lei 13.675, de 2018) que coloca as Guardas Municipais como integrantes do SUSP ao lado da Polícia Federal, da PRF, das PMs, das Polícias Civis.
O deputado Hugo Leal disse que o armamento é apenas um instrumento para essa qualificação e valorização. “Temos que também investir muito em tecnologia e inteligência para que a guarda municipal cumpra papel efetivo no policiamento preventivo e ostensivo e nas ações próprias de segurança pública: a defesa da vida, a proteção dos moradores e o enfrentamento da criminalidade”, afirmou o pré-candidato a prefeito, acrescentando que a insegurança e a violência são as principais queixas da população. “A população não quer saber se o policial é municipal, estadual ou federal. Ela quer se sentir segura. Da mesma forma, o criminoso também não faz distinção entre a farda da guarda e da PM: ele vê ali um agente de segurança do estado – aliás, é mais uma razão para o guarda estar armado, para sua própria proteção”, argumentou.

O deputado Hugo Leal e o vereador Jones Moura na live nas redes sociais: defesa da Guarda Municipal e dos servidores públicos
O vereador Jones Moura criticou as duas últimas gestões da prefeitura pela falta de investimento na Guarda Municipal, lembrando que a corporação não tem um Plano de Cargos e Salários e o efetivo de 7 mil guardas é insuficiente para as ações exigidas – há concursados de 2012 que sequer foram chamados. “Quando a prefeitura trata sua guarda dessa forma, ela leva a tropa a desmotivação porque ninguém sente seu trabalho valorizado”, criticou o vereador, que pretende disputar a reeleição. “São muitas as categorias do serviço público municipal que estão em situação semelhante porque vem faltando atenção da prefeitura com aqueles que garantem seu funcionamento, que trabalham para o cidadão”, acrescentou Jones Moura.
Hugo Leal lembrou sua atuação como secretário estadual de Administração (de 1999 a 2002) e destacou suas ações, desde o estabelecimento de calendário anual de pagamento dos salários à abertura de linhas de crédito e diálogo com as categorias. “O objetivo da prefeitura deve ser fazer o básico com excelência e, para isso, é necessário um servidor motivado e valorizado. Precisamos resgatar o sentido de servir na administração público, trabalhando com amor para colocar o atendimento aos moradores em primeiro lugar. A prefeitura do Rio deve estar permanente empenhada em oferecer um serviço eficiente e de qualidade – em todas as áreas – para os cidadãos que vivem e trabalham aqui”, afirmou o pré-candidato a prefeito pelo PSD.