A pedido dos deputados Hugo Leal e Marcondes Gadelha, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, da Câmara dos Deputados, aprovou a participação de Taiwan na condição de Observador Permanente na reunião da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), que será realizada entre 28 de setembro e 8 de outubro deste ano no Canadá.
No requerimento, Leal e Gadelha argumentam que Taiwan, apesar de não ser membro da OACI , reúne todas as condições para tal por ser um país cujo fluxo de passageiros do transporte aéreo atinge a marca de 35 milhões anuais, além de realizar 1,35 milhão de vôos em 12 rotas internacionais e quatro domésticas.
A outra justificativa para o pedido está relacionada com o fato de a própria OACI ter classificado o Aeroporto de Taipei como o segundo em tamanho na categoria de 15 a 25 milhões de passageiros. Atualmente, segundo os parlamentares, mais de 30 empresas aéreas operam no país e 23 delas são estrangeiras. Além disso, nos aeroportos de Taiwan, considerado um centro mundial de transporte aéreo, circulam mais de 1,58 milhão de toneladas de carga aérea por ano. Os dois afirmam que um país com números tão significativos no setor de transporte aéreo não pode ser segregado nos fóruns internacionais da Aviação Civil.
– Taiwan, tenho certeza, poderá contribuir com os debates na próxima Assembléia da Organização da Aviação Civil Internacional – disse Hugo Leal.