Presidente do Detran/RJ de 2003 a 2005, o deputado federal Hugo Leal fez campanha, nesta quarta, no Centro do Rio, em ruas próximas à sede do órgão para conversar com antigos colaboradores e novos servidores. O parlamentar afirmou:
Aquela época foi decisiva na minha vida pública porque aprendi muito sobre administração e gestão e ganhei consciência da verdadeira dimensão da importância do trânsito na vida em sociedade. Tive a oportunidade de organizar o primeiro Plano de Cargos e Salários do Detran/RJ, abrindo caminho para o primeiro concurso público. Na minha gestão, valorizamos os funcionários, ampliamos e modernizamos os serviços, fortalecemos a corregedoria, o apoio às vítimas do trânsito e a educação no trânsito.
Muitos funcionários, que saíam ou chegavam do almoço, pararam para falar com Hugo Leal e relembrar a época do deputado à frente do Detran/RJ. Outros fizeram questão de descer até a rua ao saber que ele estava nas imediações. O deputado Hugo Leal destacou:
Hoje, como autor da Lei Seca e de outras iniciativas pelo trânsito seguro, faço parte do Grupo de Colaboração da ONU sobre Segurança Viária e da Rede Global de Legisladores sobre Segurança Viária. Também sou presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Gestão Pública, da Frente Parlamentar em Defesa da Polícia Rodoviária Federal e da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro. Toda essa trajetória foi impulsionada por aqueles 30 meses na presidência do Detran/RJ e do tanto que aprendi com seus funcionários e colaboradores.
Por mais de duas horas, o parlamentar conversou com os funcionários sobre segurança no trânsito, sobre os serviços prestados pelo Detran, sobre a situação do funcionalismo estadual e, naturalmente, sobre a campanha eleitoral. O deputado Hugo Leal disse:
A campanha eleitoral, para quem está no exercício do mandato parlamentar, é um momento de renovar compromissos. Hoje foi um dia muito feliz porque pude reencontrar amigos e renovar meus compromissos com a defesa da vida, com a segurança no trânsito e a gestão pública de qualidade. E também pedir voto.