A partir desta sexta-feira (21 de agosto de 2015), quem trafegar pela rodovia BR-040, no trecho entre Juiz de Fora (Minas Gerais) e Petrópolis (Rio de Janeiro), vai pagar R$ 11,20 de pedágio. Isso significa R$ 2,20 a mais do que o valor cobrado anteriormente. É que o reajuste de 24,44% foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), causando grande surpresa na região. Diante disso, o deputado Hugo Leal (PROS-RJ) vai exigir do poder público e dos órgãos competentes providências para barrar esse aumento, bem acima da inflação do período, que ficou em 8,89%.
Assim que tomou conhecimento da autorização do reajuste, no Diário Oficial da União desta quinta-feira (20 de agosto de 2015), o deputado Hugo Leal informou que vai agendar reuniões com representantes da ANTT e do Ministério Público Federal e Tribunal de Contas da União (TCU) para tentar impedir que a população seja penalizada mais uma vez.
Desde o início da cobrança de pedágio, em 1996, a tarifa subiu 319%. Isso se for levado em conta o período até agosto de 2014, quando entrou em vigor o reajuste anterior.
A notícia do aumento do pedágio foi destaque na imprensa de Petrópolis.
Nas matérias publicadas nos jornais e sites da cidade, o deputado Hugo Leal fala sobre o problema.
leia mais nos links:
file:///C:/Users/Gabinete%20Hugo%20Leal/Pictures/acontecepetropolis.html
http://diariodepetropolis.com.br/integra/politicos-de-petropolis-reagem-com-indignacao-o-aumento-do-pedagio-70316