
O deputado Hugo Leal com o jornalista Sidney Rezende na entrevista para O Dia: botar o Rio para funcionar com eficiência para o cidadão
Pré-candidato do PSD à Prefeitura do Rio, o deputado federal Hugo Leal afirmou, nesta quarta (3/6), que o principal desafio para o futuro prefeito será fazer os serviços funcionarem bem para atender o cidadão carioca. “O Rio precisa de um prefeito que faça a cidade funcionar: a saúde, a educação, o transporte público, a limpeza, a iluminação. Não são necessárias grandes obras. nem inventar a roda, nem ficar de mimimi. O Rio tem um grande potencial para crescer e atrair investimentos”, disse o pré-candidato em entrevista conduzida pelo jornalistas Sidney Rezende nas redes sociais do jornal O Dia.
O deputado federal deu, como exemplo, a situação das escolas da rede municipal do Rio de Janeiro. “A cidade tem 1.100 escolas e só 35% funcionam em horário integral, que é o ideal. Nossa prioridade deve ser fazer essas escolas funcionarem bem, com os recursos humanos e a estrutura adequada para garantir uma educação de qualidade. Não adianta falar em escolas do amanhã quando as escolas de hoje têm ainda tantos problemas”, afirmou Hugo Leal, lembrando também sua experiência como secretário estadual de Administração. “Sei que os professores e os demais profissionais da educação têm muito a contribuir para o avanço do ensino”, acrescentou.
O pré-candidato a prefeito destacou ainda a situação precária da saúde do Rio. “Em 2015 ou 2016, a cidade saltou de 30 clínicas da família para mais de 100 sem o devido planejamento para que elas funcionassem de maneira eficiente. A atual administração até não conseguiu equacionar este problema”, afirmou Hugo Leal, enfatizando ainda a necessidade de ações integradas com os governos federal e estadual. “O município, que devia se concentrar na atenção básica de saúde, tem 11 hospitais gerais – sem contar os seis hospitais federais e dois grandes hospitais estaduais que estão aqui na capital. É preciso integrar essas redes para que os serviços de saúde realmente funcionem”, acrescentou.
A integração também foi destacada por .Hugo Leal ao tratar da questão da segurança pública. “Foi um dos grandes defensores no Congresso da aprovação do Sistema Único de Segurança que precisa ser efetivamente implantado. O sistema prevê a participação da guarda municipal na segurança. A segurança – em todo o lugar, mas principalmente no Rio de Janeiro – é responsabilidade também do prefeito e eu não vou fugir a essa responsabilidade. Não há quem possa fazer o trabalho de prevenção melhor que a guarda municipal, a força de segurança que está mais próxima ao cotidiano da população”, afirmou o pré-candidato do PSD defendendo o uso de armas pela guarda. “O uso de armas deve ser feitos por grupos especiais, devidamente preparados e capacitados”, enfatizou.
O deputado garantiu ainda que vai priorizar a construção da TransBrasil – a linha de BRT que passa pela Avenida Brasil, obra que começou em 2016 e não foi concluída até hoje. “É realmente criminoso o que aconteceu. A TransBrasil devia ter sido priorizada já na gestão anterior, mas ficou para trás porque não atendia às sedes olímpicas. E, em quatro anos, a atual gestão não conseguiu terminar essa obra que é importantíssima para a cidade”, afirmou o pré-candidato do PSD, destacando ainda a importância. “A Avenida Brasil é uma artéria estratégica da cidade e precisamos incentivar investimentos no seu entorno para aque ela cumpra seu papel no desenvolvimento do Rio”.