Na manhã dessa quinta-feira (10), o deputado federal Hugo Leal (PROS/RJ) participou da 10ª Reunião do Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde (GECIS). O Grupo, coordenado pelo Ministério da Saúde, promove medidas e ações visando a criação e implementação do marco regulatório brasileiro, referente à estratégia de desenvolvimento do Governo Federal para a área da saúde. O Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Eduardo de Azeredo Costa, fez a abertura do evento e anunciou o calendário anual de reuniões do GECIS para 2016.
Hugo Leal apoia o trabalho das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) em função da Farmanguinhos, que é, atualmente, o maior laboratório farmacêutico oficial vinculado ao Ministério da Saúde. Leal conseguiu, na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) da Câmara dos Deputados, manter o orçamento destinado para o Instituto, pois haveria cortes.
Nas PDP, o Ministério da Saúde firma acordos com laboratórios privados para que eles se comprometam a transferir aos laboratórios públicos brasileiros, a tecnologia para a produção de determinado medicamento dentro do prazo de cinco anos. Durante esse período, os laboratórios do setor privado são responsáveis pela produção do princípio ativo e transferência da tecnologia ao laboratório público.