O deputado Hugo Leal (PROS/RJ) participou, nesta terça-feira (17 de novembro) do Fórum “O papel da sociedade civil na busca da Segurança no trânsito”, em Brasília.
O evento, que é preparatório da 2ª Conferência Global de Segurança Viária, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro, reúne ONGs para levantar propostas da sociedade civil para ampliar a segurança viária e o debate com parlamentares.
O deputado, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, participou do painel coordenado pelo diretor do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho: “Como o Parlamento pode avançar na melhoria do trânsito brasileiro com o apoio das ONGs”. Também figuraram o debate os deputados Arlindo Chinaglia, Christiane Yared.
A proposta do painel é reunir contribuições dos deputados para a implementação efetiva das leis atuais de trânsito e também apontar novas propostas para ampliar a segurança, por meio de novos projetos de lei (PLs).
Em sua fala Hugo leal ressaltou a importância da atuação da ONGs junto ao parlamento. Para ele, as organizações ajudam a humanizar as leis de trânsito, de forma que elas passem a ser percebidas pela sociedade como medidas para salvar vidas, e não como meras regras.
“O esforço que vem sendo feito pelas ONGs tem feito toda a diferença e sido o combustível para as mudanças e para que leis como a da alcoolemia zero sejam cumpridas não só com foco na fiscalização, mas sim na diminuição de acidentes”, frisou.
O parlamentar manifestou, ainda, otimismo com relação à realização da 2ª Conferência no Brasil. Para ele o evento pode ser um balizador para a diminuição de acidentes e a a construção de uma nova realidade no trânsito no País.