A convite da Organização das Nações Unidas (ONU), o deputado federal Hugo Leal (PSC/RJ) participa esta semana, de 16 a 20 de abril, da 11ª Sessão do Comitê de Especialistas em Administração Pública do Conselho Econômico e Social (ECOSOC). O encontro acontece na sede da ONU, em Nova Iorque.
Composto por 24 membros que se encontram anualmente, o Comitê de Especialistas em Administração Pública é responsável por apoiar o trabalho do ECOSOC, voltado para a promoção e o desenvolvimento de administração pública e governança entre os estados-membros, de acordo com as metas da ONU para o milênio.
Durante o encontro, o Comitê irá revisar assuntos críticos relacionados a quatro temas aprovados pelo Conselho Econômico Social: Sistema de governança intergovernamental; Serviço público de capacitação para o desenvolvimento em nível local; Transparência, responsabilidade e engajamento social; além da Proposta de programa de trabalho e agenda para a 12ª Sessão do Comitê de Especialistas.
Durante o evento, que termina nesta sexta-feira, Leal participou da mesa de debate sobre Transparência, Responsabilidade e Engajamento Social, em uma sessão fechada, na sede da ONU. “Este é um assunto de muita relevância. Quanto mais transparentes forem os governos, mais possibilidade de as verbas serem investidas corretamente, trazendo benefícios para toda a sociedade”, disse o parlamentar. Hugo Leal participou ainda de reunião com a diretora da Divisão de Administração Pública e Desenvolvimento em Gestão, Haiyan Qian.
O deputado frisou o trabalho que a ONU vem realizando, ao longo dos anos, para identificar as principais políticas capazes de promover estados transparentes. Em Assembleia Geral, em setembro do ano passado, a ONU lançou a Parceria para Governo Aberto (em inglês, Open Government Partnership), quando a presidente Dilma e o presidente dos EUA, Barack Obama, lideraram um grupo de cerca de 75 chefes de estado e de governo para assinar declaração de comprometimento a adotar medidas concretas para avançar nas áreas de transparência e abertura dos seus governos.
Por iniciativa de Leal, o Congresso também realizou, no ano passado, o Fórum de Debates “Governo Aberto – Transparência, Participação e Cidadania”, com o objetivo principal de debater a transparência nos governos, no Brasil, e as estratégias apresentadas por nosso país para cumprir o acordo da ONU. O fórum teve a presença do Ministro-Chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage.