O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar do Trânsito Seguro, Hugo Leal, participou ao lado da presidenta Dilma Rousseff do lançamento do Conselho Nacional pela Redução de Acidentes e do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito nesta sexta-feira, em Brasília. O acordo foi firmado durante a comemoração da Semana Nacional de Trânsito, cujo tema é “Não exceda a velocidade. Preserve a vida”.
A cerimônia de lançamento aconteceu no Palácio do Planalto e contou com a presença da atriz Cissa Guimarães, da cantora Paula Fernandes, do ex–piloto de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, do apresentador Marcelo Tas, dos jogadores de vôlei Nalbert e Virna, além da presença dos ministros, Alexandre Padilha (Saúde), Aguinaldo Ribeiro (Cidades) e da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Todos os convidados assinaram o Pacto pela Redução de Acidentes junto com a presidenta Dilma.
O objetivo do lançamento da campanha, segundo Dilma, é criar uma ação permanente de conscientização no trânsito com o objetivo de diminuir o número de mortes em todo o país: “Esse pacto é uma obrigação. Deve ser uma ação solidária entre todos nós para eliminar a violência no trânsito do nosso país. Queremos que o Brasil se torne um país rico, mas civilizado”, disse. A presidenta firmou seu comprometimento com a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011/2020 e disse que só é possível realizar esse pacto se houver respeito às regras de trânsito e a mobilização de todos os atores. “Juntos podemos fazer do trânsito uma oportunidade de exercitar nossa solidariedade e nossa prudência. Nossa cidadania e nosso respeito a esse bem que todos nós sabemos que é o mais precioso de todos, que é a vida”, completou.
Para o deputado Hugo Leal, agora é hora de trabalhar para mudar as estatísticas: “Somos signatários da Década de Ação pela Segurança no Trânsito e assinamos um acordo para reduzir em 50% o número de mortes no trânsito do país. Esse é um trabalho que tenho feito na Câmara dos Deputados desde a minha primeira legislatura. Nós vamos modificar esse quadro de 43 mil mortes por ano com a violência no trânsito. É por meio de campanhas e de uma ação conjunta entre os poderes que vamos mudar essa realidade”.
Para o parlamentar, a iniciativa da presidenta é um indício de que o país está determinado a reduzir a violência no trânsito: “A Lei Seca foi uma das ações que trabalhamos para mudar esse índice. Precisamos reforçar nosso compromisso com a paz no trânsito, criarmos leis e ações efetivas para mudar essa triste realidade”, completou.
A atriz Cissa Guimarães falou emocionada no evento e foi dura na crítica sobre a pena para quem mata no trânsito: “Precisamos fazer um pacto pela vida e fazer um pacto para que nossos legisladores criem e melhorem as condições de penalizar quem comete crimes contra a vida no trânsito. Lançar uma mensagem de conscientização para todos. E mostrar que respeitar as regras de trânsito é motivo para se ter orgulho”, declarou.
O Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada – Um Pacto pela Vida) foi lançado pelo Ministério das Cidades em maio de 2011, porém era apenas um programa sazonal, que funcionava somente nas épocas de grande movimento nas estradas – como feriados -, mas agora as ações serão permanentes, informou a presidenta.
O plano envolve ações dos ministérios da Saúde, da Justiça e da Educação e conforme anunciou o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, o ministério pretende gastar R$ 70 milhões somente neste ano com a campanha.