
Arthur Lira, o governador de Roraima, Antônio Denarium, e os deputados federais do PSD Haroldo Cathedral (RR) e Hugo Leal (RJ): partido unido em torno da candidatura de Lira a presidente da Câmara – Foto: Divulgação
Após participar de visita a toda Região Norte acompanhando o deputado Arthur Lira (Progressistas/AL), candidato à presidência da Câmara, o deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ) disse estar confiante na vitória na eleição de 2 de fevereiro. “Nos encontros desta semana, com a participação da grande maioria dos parlamentares da região, ficou claro que o sentimento geral é que a Câmara precisa passar pelo processo de democratização que Arthur Lira representa. Volto com a certeza que o PSD está apoiando um candidato à presidência da Casa, comprometido com democratização da pauta parlamentar, com a independência dos poderes, e também com a harmonia e o diálogo com o Executivo e o Judiciário”, afirmou Hugo Leal.
Arthur Lira e sua comitiva começaram o giro pela região por Macapá, onde estiveram reunidos com o governador do Amapá, Waldez Góes, e o prefeito da capital, Antonio Furlan, e com parlamentares federais do estado. O mesmo roteiro foi seguido em Belém, onde Lira foi recebido pelo governador do Pará, Helder Barbalho; em Boa Vista, onde o candidato a presidente da Câmara e sua comitiva foram recebidos pelo governador de Roraima, Antônio Denarium, e pela bancada federal; em Manaus, onde houve encontros com o governador Wilson Lima e o prefeito da capital, David Almeida; em Rio Branco, onde Lira foi recepcionado pelo governador do Acre, Gladson Cameli; e, finalmente, em Porto Velho, onde Arthur Lira visitou o governador interino de Rondônia, Zé Jordan, e o prefeito da capital, Hilton Chaves. “A recepção foi sempre muito boa, tanto por parte de governadores e prefeito, quanto pelas bancadas federais”, testemunhou Hugo Leal.
Em entrevista em Rondônia. Arthur enfatizou que a “Câmara precisa voltar a cumprir seu regimento”, que, na sua visão vem sendo desrespeitado. “A Casa tem que dar oportunidade a todos os deputados, o presidente tem que trabalhar com independência, com habilidade, mas acima de tudo respeitando os membros da mesa, respeitando os deputados. o Brasil não pode ter um dono da pauta. A pauta é feita pela sociedade quando elege os deputados e deputadas para representarem os seus estados no Congresso Nacional”, destacou o candidato a presidente da Câmara.
O deputado Hugo Leal destacou que a mensagem de Arthur Lira – apoiado por Progressistas, PSD, Republicanos, PL, Solidariedade, Avante, PROS, Patriota e PSC – vem sendo sempre pela democratização e independência da Câmara, com maior participação de todos os deputados na elaboração da pauta do plenário. “Sua eleição vai dar voz a todos os parlamentares e não somente a uma minoria, acostumada a decidir os rumos da Casa”, acrescentou o parlamentar do PSD, presidente estadual do partido no Rio.
Além de Hugo Leal, participaram da comitiva de Lira, deputados federais da Região Norte e também de outros estados. Marcelo Ramos (PL/AM), André Fufuca (Progressistas/MA), Celso Sabino (PSDB/PA), Cláudio Cajado (Progressistas/BA), Dr. Luizinho (Progressistas/RJ), Elmar Nascimento (DEM/BA), Margarete Coelho (Progressistas/PI). Luis Tibé (Avante/MG), Marcelo Ramos (PL/AM), Haroldo Cathedral (PSD/RR), Shéridan Oliveira (PSDB/RR), Vinícius Gurgel (PL/AP), Aline Gurgel (Republicanos/AP), Acácio Favacho (Pros/AP).
“A Câmara dos Deputados tem a responsabilidade de fazer uma gestão que não atrapalhe o desenvolvimento do Brasil e não tranque as pautas de crescimento do nosso país. E tudo o que tiver amadurecido, tudo o que tiver maioria na Câmara, será pautado de acordo com a vontade dos deputados que representam a população em uma reunião de colegiado de líderes com bastante antecedência da semana de votação”, afirmou Arthur Lira prosseguirá circulando pelas outras regiões do país até o dia 2 de fevereiro. O deputado Hugo Leal confirmou que o candidato a presidente da Câmara estará no Rio de Janeiro dentro de duas semanas – provavelmente nos dias 20 e 21 de janeiro – para encontros com as principais lideranças políticas do estado.