O deputado federal Hugo Leal foi uma das autoridades homenageadas no aniversário de 30 anos da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), comemorado na noite desta quarta-feira (31/8), na sede da instituição. O parlamentar autor da Lei Seca recebeu das mãos da deputada estadual e secretária municipal de Acessibilidade e Cidadania de Niterói, Tânia Rodrigues, o Trofeu Embaixador da Cidadania, pela sua contribuição para o crescimento e fortalecimento da instituição e na construção da cidadania para pessoas com deficiência.
Hugo agradeceu a homenagem e, em breve discurso, ele ressaltou algumas ações parlamentares de sua autoria, como a destinação de verba de emenda para acessibilidade nas praias do município, voltadas para assistir não apenas deficientes, mas também para quem tem mobilidade reduzida – permanente ou passageira – e idosos.
Por outro lado, a questão dos acidentes de trânsito e suas conseqüências para os acidentados e familiares, da mesma forma, está inserida no trabalho que vem realizando na presidência da Frente Parlamentar de Segurança no Trânsito.
“Ao ter sido presidente do Detran em 2003/2005 tive contato mais próximo com as sequelas dos acidentes de trânsito e fiquei chocado com a quantidade de deficientes produzidos pela ‘guerra do trânsito’ diário. Atualmente, vejo que os motociclistas são as principais vítimas de mortes e, principalmente das sequelas permanentes