
Hugo Leal e seu Troféu Dom Quixote com o ministro Dias Toffoli: homenagem a personalidades de destaque na defesa da ética, da moralidade, da dignidade, da justiça e dos direitos da cidadania – Foto/Divulgação
O deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ) recebeu, na noite de quarta-feira (9/10) o Troféu Dom Quixote de La Mancha, que agracia anualmente personalidades de destaque na defesa da ética, da moralidade, da dignidade, da justiça e dos direitos da cidadania. A condecoração, oferecida pela Confraria Dom Quixote e pela revista “Justiça & Cidadania”, foi inspirada nos personagens criados pelo escritor espanhol Miguel de Cervantes. “Fiquei muito honrado em receber esta homenagem, particularmente por ter sido o único representante do Legislativo e estar em companhia de ilustres autoridades do nosso Judiciário”, afirmou Hugo Leal, advogado formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especializado em Direito Eleitoral e Legislativo e agora exercendo seu quarto mandato na Câmara dos Mandatos.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, abriu a cerimônia na qual foram homenageados com o troféu também os ministros Edson Fachin e Rosa Weber; a ministra Cármen Lúcia recebeu a Medalha do Mérito Justiça & Cidadania. Toffoli destacou que a comenda, em sua 29ª edição, faz parte da história da Justiça brasileira. “A premiação brinda todas as personalidades que se destacam por seus incessantes e laboriosos esforços em benefício dos ideais constitucionais, pessoas que contribuem para que o país avance cada vez mais no caminho do desenvolvimento e da paz social”, disse o presidente do Supremo durante a solenidade realizada no plenário da segunda turma do STF.
Segundo o presidente do Instituto Justiça & Cidadania, Tiago Salles – filho do idealizador da comenda, o jornalista Orpheu Salles, já falecido – seu pai acreditava que em cada juiz há um Dom Quixote, em razão da busca incessante e diária pela justiça. Ele explicou que, depois de ser agraciado com o Troféu Dom Quixote, o homenageado pode receber o troféu Sancho Pança, que significa a fidelidade e a lealdade aos mesmos princípios. Também foram agraciados com o Troféu Dom Quixote de La Mancha a presidente da Amaerj (Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro), Renata Gil, o presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Jayme de Oliveira, e o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, além de ministros, desembargadores e advogados. O presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ministro João Otávio de Noronha, o mais importante é que foram homenageados “os que se destacam na defesa da ética, da moralidade, da dignidade da Justiça, dos direitos da cidadania”