
O deputado Hugo Leal no debate da Abrig: investimentos em infraestrutura para Rio desenvolver seu potencial econômico
O deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ) defendeu a importância de obras estruturantes no Rio de Janeiro para que o estado possa retomar o caminho do crescimento após a pandemia. “O Rio de Janeiro vem sendo seguidamente prejudicado na divisão de recursos federais. O Rio precisa de obras estruturantes, de investimentos em infraestrutura, para desenvolver seu potencial econômico e retomar o caminho do crescimento”, afirmou o parlamentar ao participar do debate “Panorama Político do RJ: Rumo a 2022”, organizado pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig) em parceria com a Impetus Public Affairs.
Hugo Leal frisou a importância das três licitações das rodovias federais – Via Dutra, BR-040 e o novo sistema Rio de Janeiro-Governador Valadares em andamento para a melhoria da infraestrutura de transporte do estado. “Estou acompanhando de perto porque não podemos permitir que o Rio de Janeiro seja laboratório como foi no primeiro lote de concessão, em 1995/1996. A população pagou um preço alto e não teve o devido retorno. Queremos garantir que essas novas concessões tenham como consequência obras realmente estruturantes que signifiquem melhorias significativas para o transporte de carga e conforto e segurança para todos os usuários”, afirmou o parlamentar.
O deputado do PSD – coordenador da bancada do Rio no Congresso entre 2009 e 2019 – destacou que o Rio precisa também desenvolver seus potenciais o que significa, além do petróleo, investimentos nos setores biomédico e turístico. ” Foi muito importante para o Rio de Janeiro o lançamento do edital de licitação para a contratação de investidores interessados na construção do novo Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde (CIBS), em Santa Cruz, que vai quadruplicar a capacidade de produção de vacinas e biofármacos da Fiocruz.. O Rio já é um celeiro de centros de pesquisas e universidades. Precisamos incentivas cada vez mais investimentos em ciência e tecnologia”, afirmou Hugo Leal
O evento também contou com as participações do senador Carlos Portinho (PL/RJ) e do deputado federal Paulo Ganime (NOVO/RJ). “A recuperação do estado do Rio de Janeiro, a longo prazo, passa pelo equilíbrio fiscal por conta da grande perda de arrecadação; pela economia, que não cresce no ritmo necessário; e pela segurança pública, que afasta empresas e impacta negativamente o comércio e a vida dos moradores”, afirmou Ganime , no debate que teve a mediação do diretor regional da Abrig no Rio, Fillipo Schelza, e a presença, na abertura, da presidente da Abrig, Carolina Venuto.
O senador Carlos Portinho destacou a importância de defender o Aeroporto Tom Jobim/Galeão como hub internacional, que sofreu um processo de canibalização enquanto o Santos Dumont foi inflado “artificialmente no seu processo de concessão”, o que só prejudicou o Rio. “Para o desenvolvimento econômico do estado do Rio de Janeiro, o aeroporto internacional do Galeão é estratégico, é fundamental. E o Rio precisa deixar isso claro para o governo federal”, destacou o senador.