
O deputado Hugo Leal e outros parlamentares na visita com o ministro Tarcísio Gomes de Freitas: obras emergenciais no Arco Metropolitano – Foto: Divulgação/Ministério da Infraestrutura
O deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ) visitou, nesta sexta (16/10), obras em duas rodovias federais no Rio de Janeiro – a BR-493, conhecida como Arco Metropolitano, no trecho Manilha-Santa Guilhermina, e a Avenida Portuária, extensão da Ponte Rio-Niterói – acompanhando a comitiva do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. “O Arco Metropolitano é uma via estratégica para o desenvolvimento do nosso estado. O ministro nos deu uma boa notícia: disse ter sido informado que o PLN 40/2020 está pronto para ser encaminhado ao Parlamento e vai abrir crédito suplementar para reforço de dotações da Lei Orçamentária vigente, o que garantirá recursos para essas obras emergenciais que são fundamentais”, afirmou o parlamentar.
A BR-493 atende diretamente os municípios de Itaguaí, Magé, Guapimirim, Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Queimados e Seropédica, mas tem impacto em toda a região metropolitana, inclusive na capital. “É uma via que acabou abandonada pela crise do governo estadual e sofre com gravíssimos problemas de segurança. Sua recuperação é fundamental para o desenvolvimento econômico do Rio”, acrescentou o deputado Hugo Leal.
O ministro explicou que a concessão do Arco Rodoviário do Rio entrará em audiência pública em novembro, e o leilão está previsto para 2021. Os investimentos estimados alcançam cerca de R$ 15 milhões. Freitas observou que, até que o processo de concessão seja realizado, é necessária ajuda da bancada para direcionar recursos não só para a BR-493, mas para outras obras de infraestrutura do estado. “Nós garantimos que ele pode contar com a bancada do Rio para aprovação dessas obras”, disse Hugo Leal, durante a visita que teve também a participação dos deputados federais Gutemberg Reis, Soraia Santos e Major Fabiana.
Ainda acompanhando a comitiva do Ministério da Infraestrutura liderada pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas, os deputados visitaram a Avenida Portuária, que está com 95% das obras concluídas e tem previsão de entrega para o primeiro trimestre do ano que vem. No último trecho de 100 metros, serão construídos três pilares que servirão para concluir a conexão em viaduto na Rua Prefeito Julio de Moraes Coutinho com a Avenida Brasil. “Essa é uma obra muito importante para a cidade do Rio de Janeiro e que ajudei a viabilizar fazendo a articulação entre a Ecoponte, concessionária da Ponte Rio-Niterói, e as Forças Armadas, que tinham terrenos na área onde a nova avenida está sendo construída”, destacou Hugo Leal.
A Avenida Portuária terá dois sentidos e será exclusiva para veículos de carga. Os investimentos demandados somam R$ 450 milhões e englobam a alça de ligação da Ponte Rio-Niterói para a Linha Vermelha, que foi entregue em 15 de fevereiro passado. Quando a obra estiver concluída, o volume de tráfego previsto será em torno de 2,6 mil veículos por dia nos dois sentidos. A via vai desafogar o trânsito de veículos de carga que saem do Porto do Rio e seguem para a Avenida Brasil, e também no sentido contrário. “Será importante para melhorar o trânsito na Avenida Brasil, retirando os veículos de carga, e ainda para facilitar o deslocamento dos veículos pesados. Fico muito satisfeito em ter cumprido essa missão como representante do Rio no Congresso Nacional e ter colaborado para tirar essa obra do papel”, acrescentou o parlamentar do PSD.