O deputado federal Hugo Leal, que havia visitado Puerto Madero, em Buenos Aires, há cerca de um mês, recebeu esta semana, no Rio de Janeiro, representantes de uma delegação argentina, composta por diretores e funcionários do porto argentino, que teve grande relevância para a cidade e para o país, principalmente no século 19, quando foi construído.
A delegação – formada, entre outros, por Darío Sarquis, diretor do Puerto Madero e Fernando Suaréz, vice-presidente do Puerto Madero – passou cinco dias visitando e conhecendo as obras e investimentos do Porto Maravilha, projeto que vai transformar a zona portuária do Rio de Janeiro em região urbanizada.
Ao lado do diretor-presidente da Companhia Docas, Jorge Luiz de Mello, o deputado explicou aos visitantes partes do projeto. “Eles ficaram surpresos com a quantidade de obras e mudanças que virão com o Porto Maravilha”, disse Hugo Leal. “O projeto de revitalização da zona portuária tem mais de 20 anos, mas, por diversos motivos, principalmente conflitos políticos, nunca conseguia sair do papel. Agora está tendo todo o apoio dos governos”, explicou Jorge Mello, de Docas.
A operação urbana deve abranger uma área de 5 milhões de metros quadrados, que tem como limites as Avenidas Presidente Vargas, Rodrigues Alves, Rio Branco e Francisco Bicalho. Entre as muitas intervenções na área estão a demolição do Elevado da Perimetral, a transformação da atual Rodrigues Alves em via expressa e a construção da via Binário do Porto, que cortará toda a região da altura da Praça Mauá até a Rodoviária Novo Rio.
“O Porto Maravilha será um grande incentivo de integração dessa área com a cidade. O porto continuará a ter sua função operacional, mas vai integrar a zona portuária, antes abandonada, ao resto da cidade, e, assim, melhorar a qualidade de vida dos que vivem ou não aqui”, afirmou Hugo Leal.
Já estão em construção também túneis e novas ruas que vão transformar o sistema viário, com seus 30 km de linhas de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que oferecerão à cidade um sistema de transporte sustentável, além de otimizar a atuação das linhas de ônibus que hoje circulam pela área, e 17 km de novas ciclovias. Também serão construídos quilômetros de redes de infraestrutura urbana, melhorando a qualidade da água, do esgoto, da iluminação, da drenagem e das telecomunicações. E ainda estão previstas construções de centros de convenção, lojas, shoppings.
A área também ganhará impulso cultural e turístico. O Museu do Amanhã, uma das âncoras do projeto do Porto Maravilha, está em construção e será dedicado às Ciências, mas terá formato diferente de outros museus. Também na Praça Mauá haverá o Museu de Arte do Rio (MAR), que pretende promover uma leitura diferente da história da arte, com exposições históricas e contemporâneas, de longa e curta duração, nacionais ou internacionais.
“Considero de grande importância essa troca de experiências entre o Brasil e a Argentina. Tenho certeza de que um projeto com tamanha grandiosidade atenderá o Rio de Janeiro por diversos anos”, afirmou Darío Sarquis, diretor do Puerto Madero.