Centenas de integrantes da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal e policiais civis de todo o país fizeram, nesta quarta (08/01) ato público na Esplanada dos Ministérios contra a reforma da previdência (PEC 287), que tira benefícios da aposentadoria dos servidores da área de segurança. Integrante da Comissão de Segurança Pública da Câmara, o deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ) participou da manifestação e prestou solidariedade aos policiais. “A todos que exercem a atividade policial, a todos que botam em risco sua vida para defender a população, podem ter certeza que a Comissão de Segurança, a Frente Parlamentar da Segurança Pública e muitos deputados estão aqui trabalhando em defesa dos direitos da categoria, da justiça para a categoria e da segurança do país”, afirmou Hugo Leal.
O deputado – que nesta quinta assume a presidência da Frente Parlamentar em Defesa da Polícia Federal – destacou ainda que o trabalho dos policiais tem o reconhecimento da população. “É importante que vocês mantenham essa mobilização em defesa dos seus direitos. Vocês já tem sua atuação reconhecida e ela será ainda mais reconhecida nesta discussão do Congresso Nacional. Podem contar conosco aqui na Câmara dos Deputados”, acrescentou Hugo Leal.
Durante o protesto, foram espalhadas cruzes no gramado em frente ao Congresso e também lápides com os dizeres: “Policial enfim aposentado PEC 287”. Segundo a categoria, a proposta encaminhada ao Congresso não reconhece a atividade de risco dos profissionais de segurança pública para critério de aposentadoria. O protesto foi organizado pela União do Policiais do Brasil (UPB), formada por 39 entidades de todo país. A entidade também alerta para as estatísticas em relação a morte de policiais em serviço. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2016, entre 2009 e 2015, foram mortos 2.572 policiais.