O deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ) participa, nesta quinta (29/6), do Fórum Nacional para Segurança na Cadeia Logística – principal encontro do setor de segurança no transporte – que reúne empresários e executivos do setor. A escalada dos ataques a veículos de cargas é o tema principal desta terceira edição do evento. Coordenador do Fórum Permanente de Combate e Prevenção ao Roubo de Cargas do Rio de Janeiro, o deputado Hugo Leal fará palestra sobre Cenário Nacional e Demandas Legislativas no painel de abertura do encontro que terá ainda a participação de Ronildon Santos, representante da Polícia Rodoviária Federal, e de Ricardo Coelho, diretor do Departamento de Segurança da Fiesp.
“A minha exposição vai mostrar a gravíssima situação do roubo de cargas, principalmente no Sudeste; as iniciativas do fórum do Rio, que reúne entidades da iniciativa privada, empresários do setor e autoridades policiais, e o trabalho realizado no Congresso Nacional para ajudar a reprimir e prevenir o roubo de cargas”, explicou o parlamentar, também coordenador da bancada do Rio na Câmara dos Deputados. O Fórum Nacional para Segurança na Cadeia Logística decidiu pelo tema por conta dos dados que colocam o Brasil como o campeão mundial em roubos de cargas: são mais de 1 bilhão de reais em perdas e uma estatística de 6 roubos a cada 10.000 entregas, segundo a NTC&Logística.
O encontro vai reunir representantes da indústria (eletrônicos, farmacêutico, alimentício, autopeças, químicos e cigarros), dos prestadores de serviços e dos fornecedores de tecnologia e de órgãos governamentais para apresentar estatísticas e discutir iniciativas para reduzir o número de ocorrências. “A parceria entre os governos e suas forças de segurança e a iniciativa privada é fundamental para enfrentarmos a escalada desse crime que traz tantos prejuízos ao país”, afirmou o deputado Hugo Leal.
Entre os palestrantes do Fórum Nacional para Segurança na Cadeia Logística, estão ainda Fábio Barbosa, diretor da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica e coordenador do grupo de trabalho da entidade sobre roubo de cargas, Marcelo Andrade, gestor do Pólo Empresarial da Pavuna (RJ), o desembargador aposentado Luiz Roberto Sabbato, atual Assessor Institucional do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, e Luiz Arruda, gerente de risco da DHL Exel Supply Chain, uma das principais empresas de logística do mundo.