Em reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana (CIS-Serra), que reúne 15 cidades, o deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ), coordenador da bancada do Rio na Câmara, destacou a importância das prefeituras qualificarem servidores para captar recursos federais para os municípios. “Há recursos para bons projetos, mas eles precisam ser confeccionados da maneira correta, sem erros, para que sejam aprovados e as verbas efetivamente cheguem”, afirmou o parlamentar no encontro realizado no auditório do Museu Fazenda Luiz Correa da Rocha Sobrinho, em Bom Jardim,
Estiveram presentes à reunião o secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr., nove prefeitos, todos os secretários municipais de Saúde da região, além de vereadores e gestores. Hugo Leal explicou que a bancada do Rio destinou emenda parlamentar conjunta de R$ 194 milhões para custeio das unidades de saúde, como hospitais e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) em 2017. “Houve um entendimento da bancada, em sua grande maioria, que precisávamos ajudar o estado nessa área sensível”, explicou o coordenador da bancada do Rio na Câmara dos Deputados.
O secretário estadual de Saúde afirmou que essas verbas serão fundamentais para a manutenção das unidades neste momento de crise. “Agradeço a bancada e, particularmente, ao deputado Hugo Leal que, como coordenador, buscou o entendimento para que nós conseguíssemos esses recursos”, afirmou Luiz Antonio Teixeira Jr. O secretário destacou ainda a importância das prefeituras se organizarem em consórcios. “O custo para compras fica significativamente menor e também é mais fácil conquistar recursos, com esse trabalho conjunto”, explicou.
São integrantes do CIS-Serra os municípios de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Moraes. O deputado federal Hugo Leal também enfatizou a importância do CIS-Serra “Os consórcios são uma iniciativa importantíssima e é preciso que os prefeitos valorizem essa atuação conjunta”, destacou o parlamentar, também presidente do PSB/RJ que colocou seu gabinete à disposição para auxiliar os prefeitos e secretários com orientações sobre a captação de recursos federais.