O deputado federal Hugo Leal recebeu, na noite de sexta-feira (13/10), a Medalha 13 de Outubro, concedida no aniversário de 136 anos da emancipação político-administrativa do município do Carmo para aqueles que prestam relevantes serviços à cidade. “Estou muito feliz em receber esta medalha das mãos do prefeito César Ladeira, amigo e companheiro do PSB”, afirmou o parlamentar na solenidade realizada no Centro Cultural Professor Jair Nunes Macuco.
Coordenador da bancada do Rio na Câmara, Hugo Leal lembrou que destinou recursos de emendas parlamentares para a saúde do município em 2017 e vai voltar a destinar recursos para o setor no Orçamento da União para 2018. “Também recebi aqui o pedido de emenda para a compra de veículo para a guarda ambiental que também vou buscar atender. Carmo tem uma área grande ainda com cobertura de Mata Atlântica e o trabalho da guarda ambiental é muito importante”, acrescentou o parlamentar, conhecido como autor da Lei Seca.
O prefeito Cesar Ladeira destacou o trabalho do deputado em Brasília, “com o gabinete sempre aberto às demandas das prefeituras e para nos ajudar junto ao governo federal”. Hugo Leal lembrou que as emendas e a representação junto à União fazem parte das tarefas legislativas. “As emendas parlamentares são uma maneira de devolver aos municípios as verbas arrecadadas com os impostos”, frisou.
O embrião do município do Carmo veio no século XIX, quando colonos agrícolas formaram um povoado e construíram uma capela em homenagem à Nossa Senhora do Carmo, no Morro da Samambaia, em 1832. Em 1877, foi inaugurado a nova igreja matriz de Nossa Senhora do Carmo, quando o povoado já havia sido elevado à condição de vila: Vila do Carmo de Cantagalo. A emancipação política da vila só foi ocorrer através do Decreto Provincial nº 2.577 de 13 de outubro de 1881.