Rio de Janeiro (06 de janeiro) – Com o objetivo de lutar pelos direitos dos aposentados, o Deputado Federal Hugo Leal (PSC-RJ) defende um aumento de 8,5% para a categoria, e não o de 2,5% indicado pelo Governo. A proposta de Hugo é que todos os aposentados que ganhem mais de um salário mínimo recebam reajuste baseado na taxa de inflação (INPC) e no índice de variação do PIB (Produto Interno Bruto).
Outra mudança que Hugo pretende realizar é relacionada ao fator previdenciário. É uma injustiça essa situação de que uma pessoa que começa a trabalhar com 18 anos e contribui por 35 não possa se aposentar porque tem somente 53 anos de idade. Caso o contribuinte queira o benefício mesmo sem ter 65 anos ele pode dar entrada, mas terá o valor reduzido?, defende o deputado.
“O grande problema da Previdência é que ela incorporou outros sistemas e ficou com todos os passivos, por isso, ficou desequilibrada. Digo novamente que aumentar o salário do aposentado não fará com a Previdência quebre, pelo contrário, vai incrementar a economia”, afirma Hugo, que tem a expectativa de que neste ano o reajuste da aposentadoria será maior que o do salário mínimo.