Em reunião no Denatran, com a presença do presidente da Fenamoto (Federação dos Mototaxistas e Motofretistas do Brasil) Robson Alves, o deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ) anunciou a aprovação de emenda parlamentar de sua autoria, que cria cursos de especialização para motociclistas que exerçam atividade remunerada.,
Segundo a emenda, os cursos serão destinados a duas categorias de condutores de motocicletas e motonetas: os que executam serviços de transporte de mercadoria e os que fazem transporte de passageiros. Ainda de acordo com a emenda, durante as aulas deverão ser abordados assuntos como legislação de trânsito, pilotagem preventiva, primeiros socorros, meio ambiente, manutenção preventiva, relacionamento interpessoal, entre outros.
Para o deputado, é de extrema importância que esses profissionais tenham uma certificação a fim de melhorar as estatísticas do trânsito. “Os acidentes envolvendo motocicletas são na maioria das vezes fatais ou com lesões graves, por isso os cursos ajudarão a reduzir a mortalidade, o número e a gravidade desses acidentes no país”; informa Hugo Leal.