Petrópolis (15 de novembro) – O deputado Hugo Leal (PSC-RJ), participará da Primeira Conferência Mundial de Alto Nível sobre Segurança Viária, que será realizada pela ONU-Organização das Nações Unidas, em Moscou, Rússia, nos próximos dias 19 e 20 de novembro. Representando a Câmara dos Deputados e convidado pela ONU, o parlamentar – autor da Lei Seca – falará sobre a lei de trânsito brasileira.
O evento tem o objetivo de apresentar as iniciativas e o planejamento de cada país para a Década de Ações para a Segurança no Trânsito – 2010/2020, tema escolhido para o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito de 2009, celebrado neste domingo (15), transmitindo um compromisso formal em torno de ações em defesa da segurança no trânsito. A Década de Ações foi instituída pela ONU aos Países-membros.
Na sequência, o deputado visitará a Securité Routieré, órgão do Ministério da Ecologia, Energia e Desenvolvimento Sustentável do Governo Francês que cuida das questões de trânsito no país. A França, atualmente, possui um dos melhores trabalhos na área.
Hugo propõe na Câmara participação do Brasil. Atualmente, chega a 1,3 milhão o número de vítimas fatais de acidentes de trânsito em todo o mundo. Os feridos somam mais de 50 milhões. Esses índices podem dobrar em 2020. No Brasil, o trânsito faz mais de 35 mil vítimas fatais por ano (uma média de 95 mortes diárias), o que equivale à queda de um avião de grande porte lotado a cada três dias.
Diante destas preocupantes estatísticas, Hugo Leal apresentou uma Indicação Legislativa na Câmara dos Deputados para que o Brasil venha a tornar os anos de 2010 a 2020, a década de redução das vítimas de trânsito, aderindo à campanha proposta pela ONU.
“Um dos argumentos da ONU para a campanha é de que a partir do ano que vem a Organização Mundial de Saúde (OMS) vai iniciar um programa de dez anos visando a redução dos índices de mortalidade no trânsito. A meta é que em 2020 cheguemos a uma redução de 50% no mundo. O Brasil precisa estar engajado neste esforço, participando da Década de Ações para a Segurança no Trânsito, promovendo políticas de melhoria no setor ” disse o deputado.
Publicado na Tribuna de Petrópolis, em 15 de novembro.