Petrópolis (5 de novembro) – É do deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ) a indicação legislativa 5421/2009 apresentada à Câmara, sugerindo a inclusão das disciplinas de ética e cidadania nos currículos dos últimos anos das escolas de ensino fundamental. O objetivo da proposta do parlamentar é conscientizar os estudantes, através da educação, da importância das noções de ética e cidadania. É também mostrar que a cidadania precisa ser pautada pela ética na trajetória de vida de cada um deles, baseada em valores de respeito, solidariedade e responsabilidade com a coletividade.
Ele considera que vivemos em uma sociedade heterogênea, onde a diversidade social e cultural está presente e que há necessidade de propostas pedagógicas que contemplem a ética para a superação dos preconceitos e das discriminações. De acordo com Leal, são drásticas as consequências de uma sociedade sem ética: violência, desrespeito, falta de solidariedade e ausência de justiça, e a educação é a principal saída para a transformação desses valores.
“Somente no pleno exercício da cidadania é que vamos garantir a todos os brasileiros o acesso dos bens e serviços disponíveis. Precisamos proporcionar aos nossos jovens a oportunidade de recuperar os princípios éticos para a construção de uma sociedade mais justa e consciente dos seus direitos e deveres”, observou o deputado.
Pulbicado no Tribuna de Petrópolis em 05 de novembro de 2009.