Os deputados federais Índio da Costa, candidato a prefeito do Rio pelo PSD, e Hugo Leal (PSB/RJ), candidato a vice-prefeito na chapa, participaram na tarde desta quarta-feira de debate promovido pela Associação Comercial do Rio, no Centro. Gestão pública, finanças municipais, Região Metropolitana e parcerias com a sociedade civil foram temas de discussão na sede da associação. “A Associação Comercial tem uma tradição de participação ativa no debate de problemas e na busca de soluções para a nossa cidade”, destacou Hugo Leal, coordenador da bancada do Rio na Câmara dos Deputados.
Candidato a prefeito, Índio da Costa explicou seus planos de ação nas áreas de Educação, Saúde, Segurança, Planejamento Urbano e Mobilidade, Desenvolvimento Econômico e Social, Gestão e Controle e Região Metropolitana: “são as sete macrofunções que vão permitir a desburocratização da gestão para aproximar o estado do cidadão e tornar a prefeitura uma organização mais ágil e capaz de oferecer melhores serviços à população”, afirmou Índio, três vezes eleito vereador no Rio e ex-secretário municipal de Administração, Esporte e Meio-Ambiente.
O candidato do PSD reiterou seu compromisso de “botar para funcionar o que não está funcionando” e não prometeu grandes obras. “Nossos maiores investimentos serão na educação para a primeira infância para termos creches e centros de educação infantil para todas e em tecnologia tanto na educação para a formação dos jovens quanto na segurança pública para termos um sistema que possa permitir melhor atuação da Guarda e o auxílio efetivo às polícias Civil e Militar”, disse Índio da Costa.
De acordo com Índio, o vice-prefeito Hugo Leal ficará encarregado da integração da Região Metropolitana, com o contato com as prefeituras vizinhas. “Só a prefeitura da capital pode liderar essa integração que é fundamental nas áreas de segurança, saúde, transporte, saneamento. Nós vamos buscar soluções conjuntas”, afirmou Hugo, que está no terceiro mandato de deputado federal após ter sido secretário estadual de Administração e de Justiça e presidente do Detran.