O deputado federal pelo Rio de Janeiro Hugo Leal (PSB/RJ) vai coordenar a Comissão Externa instalada hoje pela Câmara “destinada a acompanhar o planejamento, a execução e os desdobramentos da intervenção federal na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro”, de acordo com o ato da mesa da Casa. Hugo Leal, que foi designado coordenador por ter feito o primeiro requerimento para criação da comissão externa logo após o decreto de intervenção, disse:
“É obrigação do Legislativo acompanhar de perto uma crise tão significativa que provocou a medida excepcional da intervenção. Vamos acompanhar, fiscalizar e propor medidas legislativas que possam ajudar não só o Rio mas outros estados na prevenção da criminalidade e da violência”
Ao todo, 28 deputados federais – a grande maioria do Rio de Janeiro – vão compor a Cexinter que terá como relatora a deputada Laura Carneiro, atualmente sem partido, designada para a função pelo presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ). O deputado federal pelo RJ Hugo Leal, que também é coordenador da bancada do Rio na Câmara dos Deputados, disse:
“Acredito que a violência não deve ser combatida com mais violência: esperamos, nesta intervenção, que as forças de segurança priorizem a prevenção, a estratégia, a informação, a inteligência”.
Deputado federal pelo Rio de Janeiro Hugo Leal defende a criação de um Sistema único de Segurança Pública
O deputado do PSB vem defendendo a criação de um Sistema Único de Segurança Pública, nos moldes do SUS, para definir claramente, e com distribuição de recursos, as tarefas de cada ente federativo – União, estados, municípios – na prevenção e combate à criminalidade. Hugo Leal acrescentou:
“A intervenção e a própria criação do Ministério da Segurança Pública são uma oportunidade de aprofundamos a discussão sobre esse sistema que precisa ser organizado e integrado. Costumo dizer que o crime é organizado porque a segurança é desorganizada. Creio que a comissão externa pode ter um papel importante neste debate ao acompanhar a intervenção, suas dificuldades e desdobramentos”
No requerimento 8067 encaminhado à Mesa da Câmara, o deputado federal Hugo Leal defendeu a instalação da comissão: “A criação da presente Comissão fortalece ainda mais a referida medida, uma vez que pretende identificar as reais causas da escalada da violência no Estado e propor medidas legislativas mais eficazes para auxiliar os Estados no combate à criminalidade”. O parlamentar prevê que Comissão poderá propor a realização de audiências públicas, diligências externas e requerer informações às autoridades do setor. O requerimento de Hugo Leal foi o primeiro a ser apresentado, mas foram apresentados outros cinco requerimentos no mesmo sentido.