A Rede Global de Legisladores pela Segurança Viária, da qual o deputado federal pelo RJ Hugo Leal (PSD/RJ) participou, lançou, nesta sexta (13/4), em reunião na sede da ONU, a campanha #50by30 – que significa reduzir em 50% as mortes e lesões graves no trânsito em todo o mundo até 2030. O deputado, único representante das Américas no Conselho de Liderança da Rede Global de Legisladores, disse:
Temos consciência de que não vamos alcançar a meta de redução estabelecida pela Década de Ação pela Segurança Viária 2011/2020: isso ficou claro em todas as reuniões que tivemos sobre segurança no trânsito esta semana aqui nas Nações Unidas. Mas constatamos que houve avanços importantes. E temos que manter a mobilização e avançar mais, estabelecendo novas metas.
Autor da Lei Seca e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, Hugo Leal avaliou que, em muitos países, os resultados da Década de Segurança Viária foram semelhantes ao do Brasil, com redução do número vítimas mas sem chegar perto da meta de 50%. O parlamentar afirmou em entrevista à ONU News:
Eu diria que o Brasil, nesse esforço, foi um aluno médio. Poderia ser mais aplicado. Nós tivemos, realmente, uma redução a partir de 2011. Já se haviam experimentado algumas reduções, exatamente por causa da Lei Seca, a questão da fiscalização mais efetiva sobre álcool e direção. Estamos experimentando algumas reduções, na faixa de 10%, não chegamos a 15% ainda. Mas desceu o número de 40 mil mortes. Chegamos a ter 42 mil mortes. Estamos agora num plano de 35 mil, 36 mil mortes.
Hugo Leal lembrou ainda que a meta da campanha #50by30 é ainda mais ambiciosa já que houve uma redução neste patamar inicial. A ONU vai estabelecer 12 objetivos para serem alcançados pelos países membros na área de trânsito. “O mais importante é que os objetivos propostos vêm com indicadores mundiais para sua medição e com a fonte dos dados. A ONU está comprometida com essas metas que incluem também a construção de estradas mais seguras e carros mais seguros”, destacou o deputado do PSD.
Na reunião da Rede Global de Legisladores, o príncipe Michael Michael De Kent, primo da Rainha Elizabeth e patrono do grupo, destacou a importância da resolução aprovada pela ONU, na quinta-feira (13/4) tenha destacado o papel dos parlamentares. “A resolução reconhece o papel fundamental dos legisladores na aprovação de políticas e leis eficazes de segurança viária e no apoio para o aumento dos gastos orçamentários”, disse Kent, presidente da Towards Zero Foundation (Fundação A Caminho de Zero), organização empenhada na redução do número de vítimas no trânsito.