Para o deputado Hugo Leal, autor da Lei 11.705/08, é muito importante a participação de médicos e de jovens debatendo a Lei Seca, pois mostra que está havendo uma mudança de comportamento na sociedade brasileira. Durante o evento, o deputado falará sobre a redução dos índices de acidentes e de mortes em consequência de acidentes de trânsito e sobre a inserção do Brasil na Década do Trânsito, uma resolução da ONU para os anos 2010-2020.
– Vamos saber se a Lei Seca mudou a mentalidade e as atitudes do jovem brasileiro – explica o ortopedista José Sergio Franco, diretor de campanhas comunitárias da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, que apoia a iniciativa. A pesquisa junto às principais universidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, repetindo o mesmo questionário aplicado em 2007, antes da Lei Seca, foi encomendada pelo congresso médico ORTRA.
Do fórum no Hotel Intercontinental, em São Conrado, Zona Sul do Rio, participarão cerca de mil ortopedistas brasileiros, que além de conhecer o resultado da pesquisa, ouvirão depoimentos de parentes de mortos em consequência de acidentes de trânsito provocados por motoristas embriagados. Além de Hugo Leal, participam, entre outras autoridades, um representante da Organização Mundial de Saúde, dr. Marcos Musafir; e um representante do Ministro da Saúde, Otaliba de Moraes Neto, diretor do Departamento de Análise da Situação da Saúde.
Assessoria de Comunicação Gabinete do deputado federal Hugo Leal