Em entrevista ao programa “Com a Palavra”, da Rádio Câmara, nesta quarta-feira (2/5), o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, o deputado federal do Rio de Janeiro Hugo Leal (PSD-RJ) avaliou a Lei Seca, que completa 10 anos no dia 19 de junho. O deputado, autor da Lei Seca, destacou como principal conquista da lei a conscientização de uma geração que cresceu com o comportamento de não dirigir após ingerir álcool, o que contribuiu para a redução do número de acidentes. Hugo Leal disse:
“Os jovens de 18, 20 anos tem a cabeça diferente, com a perspectiva de sair de casa e não dirigir, pegar um táxi.
Na entrevista, o deputado do RJ afirmou que a lei precisa ser acompanhada de uma fiscalização eficiente. “O estado do Rio de Janeiro é um destaque nacional. Não existe política pública que funcione, principalmente na área de trânsito, se você não aplica a lei e faz a fiscalização”, afirmou Hugo Leal.
Lei Seca: balanço no Rio de Janeiro
- O percentual de motoristas abordados embriagados nas blitzes era de 7,9%, e esta média caiu para 4,3%.
- A comparação entre o número de motoristas abordados e os flagrados com sinais de embriaguez diminuiu 45% em nove anos.
- Desde a criação da Operação Lei Seca no Rio, em 2009, até março passado, 2.801.642 motoristas foram abordados em 20.295 ações de fiscalização em todo o Estado do Rio de Janeiro.
- 521.316 veículos foram multados
- 100.974 veículos foram rebocados
- 174.509 motoristas tiveram a CNH recolhida
- Foi identificada embriaguez em 183.219 motoristas.
O presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro lembrou que o número de mortes no trânsito chegou a alcançar 44 mil, mas desceu para 35 mil em 2016. Deputado Hugo Leal destacou:
“A Lei Seca tem contribuído para a redução, mas sozinha não faz milagre. São necessárias ações conjuntas, pois segurança viária não é só questão de álcool e direção, apesar de ser um componente imponente no debate da sociedade e no processo de conscientização. Mas também são muitas as mortes causadas por excesso de velocidade, uso do celular ao volante, falta de equipamentos de segurança”.
Hugo Leal também elogiou a campanha Maio Amarelo, como estratégia de conscientização para a redução de acidentes:
“O Maio Amarelo foi um processo de conscientização que começou no Brasil. Maio foi escolhido, pois no dia 11 maio de 2011 a ONU decretou a Década de ação para a segurança no trânsito. O amarelo foi escolhido pois simboliza a atenção e também a sinalização de advertência no trânsito”.
O parlamentar também destacou o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), aprovado pelo Congresso em dezembro e já sancionado pelo presidente da República. O deputado Hugo Leal sintetizou:
“Esse plano leva a todos os entes federativos (União, estados e municípios) a um compromisso de reduzir os acidentes no trânsito. A cobrança de redução será a partir de metas, ações e objetivos de cada estado ou município”.