O Brasil se iluminará de amarelo este mês. Trata-se do Maio Amarelo, movimento internacional que propõe uma ação coordenada entre Poder Público e a sociedade para reduzir os acidentes de trânsito. A ideia é colocar em pauta o tema da Segurança Viária e mobilizar órgãos de governo, empresas, associações e entidades de classe para reduzir a violência no trânsito.
O movimento terá ações em vários estados. A mobilização foi organizada pela Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro após o sucesso dos movimentos Outubro Rosa, em prevenção ao câncer de mama e Novembro Azul, em prevenção ao câncer de próstata.
Durante todo o mês de maio, monumentos e prédios simbólicos do País receberão iluminação amarela. No dia 10, o Maracanã será iluminado de amarelo antes do jogo entre Botafogo e Criciúma, às 21h. No dia 30, o Rio vai sediar um simpósio com o tema “Plano Nacional de Redução de Acidentes de Trânsito para a Década da ONU”. Petrópolis, na Região Serrana, também vai iluminar seus principais monumentos públicos e terá exposição de vídeos e banners, distribuição de fitas e laços amarelos.
Segundo o deputado federal Hugo Leal (PROS-RJ), autor da Lei Seca, o Maio Amarelo reforça a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, tratado da ONU que prevê a redução em 50% do número de mortes ao volante.
“A cada ano, mais de 40 mil pessoas morrem no Brasil em colisões e atropelamentos. O índice de mortes é de 23 para cada 100 mil habitantes, um número inaceitável. Daí a importância da conscientização e do esforço integrado para mudar este quadro”, afirma Hugo Leal.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a violência no trânsito mata cerca de 1,3 milhão de pessoas por ano em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobrevivem com sequelas. Acidentes de trânsito são a principal causa de mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade, a segunda na faixa de 5 a 14 anos e a terceira na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano, ou um percentual entre 1% e 3% do produto interno bruto de cada país.
Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes no trânsito.
AÇÕES JÁ CONFIRMADAS DO MAIO AMARELO
Rio de Janeiro
10/05 – Iluminação amarela da Maracanã, antes da partida Botafogo e Crisciúma, às 21h.
Petrópolis/RJ
Missa em homenagem às mães órfãs do trânsito no dia 11 de maio (Dia das Mães).
Iluminação em amarelo de prédios públicos: Catedral São Pedro de Alcântara, Museu Imperial, Trono de Fátima, Câmara Municipal, Obelisco e Prefeitura Municipal
Praça Dom Pedro dia 10/05
Exposição de banners e com fotos de traumas, socorros, vítimas de acidentes de trânsito
Exposição de vídeos de pessoas que sofreram algum trauma em decorrência de acidentes de trânsito
Distribuição de laços amarelos
Colocação de fitas amarelas nas antenas dos carros
Domingo (Dia 11/05)
11h – Missa pelas Almas dos Falecidos em Acidentes de Trânsito, na Catedral
Brasilia/DF
Nos dias 12 e 13 de maio, servidores públicos do DF vão doar sangue no Hemocentro de Brasília, instituição que constantemente apresenta déficit em seu estoque.
No dia 25 de maio será realizada a Corrida pela Segurança no Trânsito, no Eixo Rodoviário Norte (Eixão), às 8h. com renda da inscrição repassada à Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, que atende vítimas da violência no trânsito.
Cerimônia de lançamento do MAIO AMARELO na Câmara dos Deputados – Dia 20/05, às 10h no Plenário 02.
Recife/Pernambuco
Palestras em escolas, universidades, órgãos públicos e clubes de serviços ao longo do mês
Caminhada e Bicicletada no dia 25 de maio
Blumenau/SC
Blitz educativas itinerantes no dia 06, 10 e 20/05/2014
Testes com simulador p/ Motos no dia 10/05/2014
1ª Corrida pela Vida no dia 18/05/2014
Passeata no dia 24/05/2014
Caminhada com cães – 1ª Caminhada pela Vida no Trânsito no dia 25/05/2014
Culto religioso em Memória as Vitimas de Acidentes no dia 25/05/2014
DETRANS QUE REALIZAM AÇÕES PELO MAIOAMARELO
Amazonas
Amapá
Mato Grosso do Sul
Tocantins
Pernambuco
Santa Catarina
Rio de Janeiro
São Paulo