
O deputado Hugo Leal no webinar Logística e Desenvolvimento no Estado do Rio de Janeiro – LogD-RJ: oportunidades para o Rio com novas concessões rodoviárias
O deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ) afirmou que as novas licitações para as concessões de três rodovias estratégicas para o Rio de Janeiro nos próximos dois anos criam uma expectativa de “melhoria significativa” na logística de transporte do estado. “As rodovias são o principal meio de transporte de cargas do país e as concessões rodoviárias, muita antigas, da Via Dutra, da BR-040 e BR-116 (Magé-Além Paraíba) vinham sendo um entrave para o desenvolvimento do Rio”, destacou Hugo Leal, vice-presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura no seminário virtual (webinar) Logística e Desenvolvimento no Estado do Rio de Janeiro – LogD-RJ, que reuniu especialistas em logística e transportes para debater projetos voltados para a retomada do crescimento fluminense.
O deputado lembrou que os novos modelos de concessão terão mudanças e serão mais amplos: o da Dutra, mais adiantado, vai incorporar trecho da BR-101 Sul; o da BR-040 vai ligar o Rio de Janeiro até Belo Horizonte (e não somente a Juiz de Fora); e da BR-116 vai incorporar o Arco Metropolitano. “Nós devemos lembrar que a nova licitação da Ponte Rio-Niterói significou não apenas a redução da tarifa de pedágio, mas a execução de obras importantes de ligação com a Linha Vermelha e a Avenida Brasil. Creio que o mesmo se dará nestas três rodovias: teremos mais investimentos, mais obras estruturantes, melhoria na operação”, destacou Hugo Leal.
O parlamentar, integrante da Comissão de Viação e Transportes da Câmara há 10 anos, também defendeu a necessidade de atuação independente das agências reguladoras para a melhoria da infraestrutura e logística em todo o país. “As agências deviam funcionar como um ponto de equilíbrio entre o poder concedente, a concessionária e o usuário. Mas, infelizmente, as agências – ANTT, Anac, Antaq – foram capturadas ou pelos interesses dos empresários ou por interesses políticos”, lamentou.
O deputado Hugo Leal frisou ainda que novas oportunidades para o desenvolvimento do Rio dependem de decisões estratégicas. “Precisamos decidir o que fazer com o Porto do Rio, qual o modelo para otimizar seu funcionamento. Da mesma forma, precisamos resolver a questão do Aeroporto Internacional, outro modelo de concessão que fracassou. São questões que demandam discussões profundas e o envolvimento e a integração entre o governo federal, o governo estadual e a nova gestão municipal”, afirmou o parlamentar do PSD.
O seminário LogD-RJ contou ainda com a participação do secretário de Transportes do Estado, Delmo Pinho, do senador Carlos Portinho (PSD) do engenheiro naval Nelson L. Carlini, do economista Marcos Poggi, do vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminais do Rio de Janeiro (Coderte), Roberto Aroso, do empresário Rui Barreto Filho e do presidente do Conselho de Administração do cabo Frio Airport, Eduardo Valle. Projetos voltados ao desenvolvimento intermodal, de transportes e dos portos, aproveitando o grande potencial econômico do Estado, inclusive no setor turístico, e a sinergia entre a logística e os setores de construção naval e de óleo & gás foram outros temas abordados no webinar.