
O deputado Hugo Leal visita áreas atingidas pelas chuvas em Petrópolis junto com o prefeito Rubens Bomtempo
O deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ) fez uma verdadeira maratona em março pelo interior do Estado, debatendo soluções e investimentos para os municípios das Regiões Serrana e Noroeste. Ele visitou Petrópolis, Itaperuna, Miracema, Laje do Muriaé e Santo Antônio de Pádua, onde conversou com prefeitos e secretários locais. Também esteve em Pinheiral, Resende e Itatiaia, onde esteve reunido com os prefeitos. Além disso, se reuniu com o Vice-prefeito de Bom Jesus do Itabapoana e com o Prefeito de Itaocara.
PETRÓPOLIS. No último dia 21, o parlamentar esteve ao lado do prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, visitando áreas atingidas pelas chuvas. A enchente deixou pelo menos 34 mortos e centenas de desabrigados. Hugo Leal conversou com moradores e ressaltou a importância da prevenção para minimizar os efeitos das chuvas de verão. Ele disse que esse tipo de tragédia poderia ser evitada se houvesse no Brasil um programa estruturado de proteção e conservação de áreas propensas a desastres naturais.
“Como deputado federal, apresentei emenda à Medida Provisória 494/10 – que facilita a transferência de recursos da União para estados vítimas de calamidades – propondo a criação do Instituto Federal de Geotecnia (Ingeo). É preciso fazer muito mais do que dar assistência às vítimas de tragédias causadas pelas chuvas e reconstruir áreas atingidas. Devemos agir antes para evitar que tantas vidas sejam perdidas ou prejudicadas a cada período chuvoso”, afirmou.
ITAPERUNA. Hugo Leal também esteve em Itaperuna, onde se encontrou com o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues e secretários municipais. Eles abordaram medidas para prevenção de enchentes e propostas para melhorar a saúde pública. O prefeito mostrou preocupação com a situação da saúde no município. O deputado esclareceu sobre a possível criação de um hemocentro regional para atender as 13 cidades da região Noroeste Fluminense. Uma verba de R$ 15 milhões, do orçamento da União, no Ministério da Saúde, poderá viabilizar a construção da unidade.
MACAÉ. O deputado Hugo Leal visitou a sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, onde se reuniu com o presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, o diretor geral da entidade, Augusto Franco, e o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio. Durante o encontro, foram discutidos os principais gargalos da cidade. Macaé sofre com problemas de infraestrutura e logística. O saneamento é precário e as rodovias que cortam o município estão em péssimas condições. O aeroporto também precisa ser ampliado para atender à demanda local.

Geraldo Coutinho, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira (presidente da Firjan), o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, e o deputado Hugo Leal
O deputado Hugo Leal enfatizou a busca de soluções na área de transportes: “Existem questões muito antigas a serem resolvidas na logística rodoviária do estado. A duplicação a BR 101 é uma obra emergencial e está atrasada há décadas. Sem falar nas ferrovias, que também devem ser contempladas”, afirmou.