
O deputado Hugo Leal-vice-presidente da Frenlogi, no webinar sobre logística: defesa de integração entre os modais de transporte
Cenários de uma Logística Brasileira Integrada foi o tema do webinar promovido pelo Instituto de Engenharia (IE), em parceira com a Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi) e o Instituto Brasileiro de Logística (IBL), nesta segunda-feira. “Precisamos cada vez mais de um trabalho conjunto entre todos os modais de transporte. Para avançarmos em termos de infraestrutura e logística no país, os diversos modais – rodoviários, ferroviários, portuários, aeroportuários – devem se entender como complementares e não concorrentes”, afirmou o deputado federal Hugo Leal, vice-presidente da Frenlogi.
Presidente da frente parlamentar, o senador Wellington Fagundes destacou, durante sua apresentação no debate, a necessidade de investimentos em logística para o crescimento e desenvolvimento do Brasil. “É fundamental que o país viabilize investimentos privados e públicos neste setor estratégico. Devemos aproveitar este momento de crise para aprofundar o debate e o planejamento para o futuro, com essa preocupação de fortalecer e desenvolver a logística do país de forma integrada”, afirmou o presidente da Frenlogi.
Também participaram do webinar o presidente do Instituto de Engenharia, Eduardo Ferreira Lafraia, o vice-presidente de Relações Externas, Ricardo Kenzo Motomatsu, e o presidente do Instituto Brasil Logística, Clythio Backx van Buggenhout. “O IE vem realizando uma série de painéis de discussão visando preparar um cenário colaborativo pós-crise. Nosso objetivo é potencializar uma fábrica de ideias para compartilhar a necessidade de planejar e executar projetos. Para isso, estamos promovendo essa parceria com o IBL e a Frenlogi”, afirmou Eduardo Lafraia, lembrando que o Instituto de Engenharia é uma entidade com mais de 100 anos de atuação.
dHugo Leal destacou que a Frenlogi vem buscando mobilizar os parlamentares para a discussão aprofundada sobre o desenvolvimento da infraestrutura e da logística do páis. “Temos consciência que as deficiências no setor de infraestrutura e logística são o principal gargalo para o crescimento sustentável do Brasil. Nossa meta no Congresso é, exatamente, aperfeiçoar a legislação para facilitar mais investimentos e também barrar iniciativas que possam inibir ou atrapalhar o desenvolvimento do setor”, explicou o deputado federal do Rio de Janeiro que também coordena a Câmara Portuária da Frenlogi.