É VERDADE QUE O USO DE ENXAGUANTES BUCAIS, O CONSUMO DE ALIMENTOS PREPARADOS COM BEBIDAS ALCOÓLICAS E ATÉ O CALDO DE CANA SÃO ACUSADOS NOS TESTES DO BAFÔMETRO?
Esses mitos foram criados no início da implantação da LEI SECA como uma forma de enfraquecer suas virtudes. Mas foram todos, rigorosamente, desmentidos por testes feitos pela imprensa. Alguns enxaguantes bucais contêm álcool em sua fórmula. Um teste feito imediatamente após o enxágüe pode acusar alcoolemia simplesmente porque a mucosa ainda apresenta resíduos do álcool. Mas bastam alguns poucos minutos para que o elemento evapore. Os alimentos preparados com bebidas levam quantidades insignificantes e que não influem nos testes. Até mesmo o bombom de licor. Exceto se o consumo for exagerado. Mas neste caso, antes mesmo da alcoolemia se manifestar, a pessoa vai apresentar distúrbios digestivos e intestinais muitos mais sérios.
O caldo de cana, assim como o suco de uva, não contém álcool. Por isso, seu consumo em qualquer quantidade em nada interfere no teste do bafômetro.