
Carros destruídos nas ruas de Petrópolis após o temporal: Hugo Leal pede isenção de taxa de baixa dos veículos e também do pagamento do IPVA e de imposto de transferência na cidade – Foto: Divulgação)
Ex-presidente do Detran, o deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ) entregou ofício ao governador Cláudio Castro pedindo a isenção da taxa de baixa de veículo – necessária para comunicar a retirada de circulação por não ter mais condições de trafegar – de todos os motoristas que perderam seus carros na enchente de Petrópolis. A taxa está hoje em R$ 173 reais. “Devido a grande quantidade de veículos envolvida, assim como a extensão dos danos verificada a todos os petropolitanos, sugerimos o estudo da possibilidade de concessão de isenção destas taxas, de forma a possibilitar que os cidadãos solucionem os problemas decorrentes das chuvas da forma mais rápida possível”, argumentou o parlamentar.
O governador Cláudio Castro disse que vai atender a solicitação bem como anistiar os proprietários de quaisquer dívidas relativas ao veículo. “O governador vem dando muito atenção e demonstrando grande sensibilidade em relação à tragédia ocorrida em Petrópolis, buscando como pode amenizar o sofrimento e minimizar as consequências da tragédia”, afirmou Hugo Leal, que tem residência e base eleitoral na Cidade Imperial e vem acompanhando de perto o atendimento às vítimas e os trabalhos de recuperação do município.
De acordo com o Sindicato das Seguradoras do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, as empresas receberam quase 900 chamados de sinistro de veículos que foram arrastados pelas fortes chuvas em Petrópolis. Desse total, cerca de 94% são de automóveis que tiveram perda total: ou seja, pouco mais de 50 deles não ficaram completamente destruídos. Apesar da maior parte dos chamados de sinistros ser relativa a carros destruídos, há também um número pequeno de motos, utilitários e ônibus particulares.
No mesmo ofício ao governador, o deputado Hugo Leal solicita a isenção do IPVA e da taxa de transferência de todos os veículos de Petrópolis este ano. “Devemos considerar que percentual relevante do IPVA recolhido pelos motoristas é destinado aos municípios em que os veículos foram emplacados. Diante disso, sugerimos que o governo avalie possibilidade de extensão desta isenção para licenciamentos de novos veículos na cidade de Petrópolis, bem como para a transferência de propriedade de veículos para este Município”, explicou o parlamentar, acrescentando que o governador Cláudio Castro viu, com bons olhos, a solicitação e pediu a avaliação de sua equipe.
Para o deputado, todas as iniciativas são importantes para minimizar as consequências da tragédia em Petrópolis. “Essas medidas, muito embora possuam baixo impacto orçamentário para o Estado, auxiliariam os moradores de Petrópolis na regularização da sua situação relativa aos veículos que sofreram graves avarias”, destacou.
O parlamentar lembrou que mais de 400 carros ficaram espalhados pela cidade depois do temporal e precisaram ser retirados de rios, calçadas e vias, segundo a prefeitura. A CPTrans de Petrópolis catalogou todos os veículos para que os donos possam retirá-los. “A prefeitura também não cobrou taxas como multa, reboque e diária pelo uso do pátio. É um momento excepcional”, afirmou Hugo Leal.