O PSB/RJ realizou, neste sábado (16/9), o XVII Congresso Estadual, que elegeu os delegados para o congresso nacional do partido, marcado para Brasília ente os dias 12 e 14 de outubro. “O partido é feito de pessoas, de lideranças e movimentos. É um orgulho estar compartilhando com vocês esse momento”, destacou o deputado federal Hugo Leal, presidente do PSB/RJ, durante o encontro no Centro do Rio, que contou com a presença de 140 filiados.
O PSB/RJ elegeu 19 delegados ao congresso nacional, quatro deles membros natos: Hugo Leal, deputado federal e presidente estadual, Rubens Bomtempo, Joílson Cardoso e Ed Wilson, os três integrantes da Executiva Nacional. Também foram eleitos Marlos Luiz de Araújo Costa – Executiva, Felipe dos Santos Peixoto – Executiva, Jurandir Lemos Filho – Executiva, Uruan Cintra de Andrade – Executiva, Mauro Cezar de Soares – prefeito de Cachoeiras de Macacu, Paulo Dames – prefeito de Casimiro de Abreu, Jairo Eduardo Bezerra Passos – São Gonçalo, José Fernandes Neto – Duque de Caxias, João Dias Ferreira – São João de Meriti, Soraia Balieiro Nunes – Resende, Mario Porto dos Santos – SSB/RJ, Isabela Lanes – NSB/RJ e Robson Cardinelli – Petrópolis.
Foi aprovado por unanimidade, por sugestão do presidente Hugo Leal, um congresso extraordinário em março de 2018 para avaliar o cenário político. “Ouvi atentamente a todos os discursos e achei excepcional até as divergências. É isso que faz a vida do partido. Ninguém está aqui obrigado a concordar seja com a direção nacional ou estadual. Ninguém é melhor do que ninguém”, afirmou o presidente.
“A história do PSB é importante para que nós possamos não errar, pois resgata essa história riquíssima no seu conteúdo, na sua doutrina e nas suas referências”, destacou Hugo Leal ao falar sobre os 70 anos do Partido Socialista Brasileiro. “O partido pertence a todos os militantes que fazem o movimento, que mostram que é possível transformar a sociedade através da política. O partido foi feito para ter liderança e militância”, acrescentou o deputado.
A pauta do Congresso Nacional inclui a estratégia para as eleições 2018, o PSB e sua proposta desenvolvimentista com ênfase na harmonização entre Política Econômica e Política Social; as novas tecnologias e democracia participativa; e a eleição do Diretório Nacional, do Conselho de Ética e do Conselho Fiscal.