
Movimento Petrópolis precisa de Decisão, lançado pelo PSD: campanha com pedido de pressa à Justiça Eleitoral
O Partido Social Democrático (PSD) lançou o movimento “Petrópolis precisa de decisão” pedindo ao Tribunal Superior Eleitoral resposta mais rápida sobre as eleições para prefeito: nesta quinta (11/03), foi lançado uma petição online que recolherá assinaturas e será encaminhada à Justiça Eleitoral. “É um movimento a favor de Petrópolis pois não podemos ficar aguardando indefinidamente por uma decisão. A cidade está sendo administrada de forma interina, com um prefeito eleito de forma indireta. Precisamos ter um prefeito legítimo, eleito democraticamente”, afirmou Rosangela Stumpf, presidente municipal do PSD.
A proposta do movimento surgiu numa conversa entre a presidente do PSD em Petrópolis com o deputado federal Hugo Leal, presidente regional do partido, que teve apoio do ex-vereador Leandro Azevedo, terceiro colocado nas eleições de novembro. “O movimento é suprapartidário, pois a definição sobre a situação de Petrópolis interessa a todos os petropolitanos – não apenas aos partidos ou aos políticos. O prefeito interino Hingo Hammes têm cumprido seu papel mas é difícil planejar e definir políticas públicas quando se ocupa um cargo provisoriamente”, argumentou Hugo Leal.
Em Petrópolis, no primeiro turno das eleições, o ex-prefeito Rubens Bomtempo ficou em primeiro lugar na disputa com 27,7%, seguido de Bernardo Rossi, que buscava a eleição, e Leandro Azevedo – apenas 204 votos separaram o segundo do terceiro colocado. No segundo turno, Bomtempo teve 55% dos votos, mas sua posse foi impedida pelo TSE. Ele recorreu da decisão, mas o TSE ainda não julgou os recursos. Enquanto isso não acontece, o vereador Hingo Hammes, presidente da Câmara, está interinamente à frente da Prefeitura de Petrópolis.
O deputado Hugo Leal afirmou que a decisão é urgente. “A cidade não pode ficar sem prefeito e sem saber o que vai acontecer. A Justiça Eleitoral pode validar a eleição e dar posse ao prefeito ou invalidar a candidatura e convocar eleições suplementares. Mas Petrópolis precisa de uma decisão para seguir adiante e enfrentar, de maneira estratégica, seus problemas que não são poucos neste momento”, destacou o presidente estadual do PSD.
Rosangela Stumpf disse que decisões importantes precisam ser tomadas, principalmente com relação à pandemia e ao desenvolvimento econômico. “A posse de um prefeito eleito pelo povo, com um mandato por quatro anos, lhe dá as garantias necessárias para tomar decisões, inclusive de longo prazo. O governo interino vem atuando e tomando as decisões necessárias mas são decisões que vivem com o fantasma do temporário, de ser um governo interino, o que compromete qualquer decisão sobre política pública”, frisou a presidente do PSD em Petrópolis