
O deputado Hugo Leal fala aos convencionais após aceitar sua candidatura a prefeito do Rio: tarefa de recuperar a cidade exige gestão competente e criativa (Foto: Oscar Valporto)
O PSD (Partido Social Democrático) aprovou, por aclamação, em sua convenção municipal a candidatura do deputado federal Hugo Leal a prefeito do Rio de Janeiro e a nominata com 52 aspirantes à Câmara dos Vereadores. “O Rio de Janeiro hoje é o grande desafio do Brasil. Recuperar nossa cidade da quase falência é tarefa difícil que exigirá um governo competente e criativo, que valorize a cidadania e invista prioritariamente no oferecimento de oportunidades para nossa população”, afirmou o candidato ao aceitar a indicação no evento, realizado nesta segunda-feira (07/09), Dia da Independência, em hotel na Zona Portuária, com presença limitada aos candidatos e dirigentes partidários e com regras sanitárias.
A vaga de vice-prefeito na chapa ficará aberta já que o PSD ainda busca composição com outros partidos. “O que nós podemos garantir é que temos candidato a prefeito no Rio de Janeiro para declarar a independência da nossa cidade”, afirmou Hugo Leal que, no discurso, alfinetou as últimas gestões. “Governar com recursos sobrando é fácil e não governar com a desculpa de que não tem recurso também não é tarefa das mais difíceis. Mas agora é diferente, o Rio precisa, urgentemente, de alguém que entregue muito com e com excelência, com o pouco que temos”, acrescentou.
Ao falar aos candidatos a vereador, o deputado, que está no quarto mandato, destacou prioridades, enfatizando o papel da escola como “protagonista de toda a política social” do município do Rio. “Se, por um lado, iremos desenvolver um programa educacional com foco na aprendizagem, na valorização do professor e na atualização tecnológica do setor, tendo a educação integral como realidade possível , conforme veremos adiante, por outro lado, nosso objetivo é colocar a unidade de ensino em outro patamar: o de vetor, integrador, vetor e difusor de todas as políticas públicas de natureza social sob a responsabilidade da prefeitura”, afirmou Hugo Leal
O candidato do PSD também assumiu o compromisso de fazer os serviços da prefeitura funcionarem. “O prefeito é o responsável pela cidade funcionar bem, prestar um bom serviço, estar limpa, arrumada, preservada e organizada. Estou me referindo, para ilustrar, a buracos nas ruas e calçadas, a iluminação pública, e a necessidade de intensa fiscalização de serviços como o transporte. É preciso fazer o básico, mas o básico com excelência”, apontou Hugo Leal, acrescentando que a prefeitura deve usar a tecnologia para atender ao cidadão. O “carioca precisa de um canal de comunicação e não uma central de pedidos. O Rio carece de uma estratégia que reduza a distância entre o governo e as pessoas”.
A opção por fazer a convenção municipal na Zona Portuária também teve significado especial. “O Rio de Janeiro, como conhecemos hoje, nasceu e se desenvolveu a partir do seu porto. Entre as nossas prioridades, está resgatar a Avenida Brasil como eixo e vetor de desenvolvimento, uma via histórica que liga o porto do Rio a Santa Cruz, na Zona Oeste, uma ligação estratégica, hoje vítima do descaso e da falta de políticas públicas com foco na integração real da cidade, com oportunidades em todas as áreas”, frisou Hugo Leal.
O candidato do PSD elencou ainda entre suas prioridades a segurança pública. “Temos a convicção de que o município exerce um papel fundamental na prevenção da criminalidade. Não faz sentido fazer como governos anteriores e tirar o corpo fora, fazer de conta que a prefeitura não tem nada a ver com isso. Adotaremos a inteligência, a tecnologia e a informação, como princípios basilares de atuação da Guarda Municipal, assim como a maior aproximação com o cidadão. Não há outro caminho senão juntar esforços entre as diversas esferas de governo: Federal, estadual e aqui, municipal”, afirmou o deputado federal no discurso em que aceitou a candidatura.
O senador Arolde de Oliveira, presidente estadual do PSD, disse que o partido tem como estratégia lançar candidatos próprios em todas as capitais e grandes cidades. “No Rio de Janeiro, temos a felicidade de ter um quadro como Hugo Leal, por 10 anos, coordenador da bancada do Rio no Congresso e um defensor incansável da cidade e do estado, batalhando por seus interesses e trazendo recursos”, afirmou, acrescentado que o PSD terá candidaturas próprias em mais de 40 municípios do estado. Também estiveram presentes à convenção os deputados estaduais, Jorge Felippe Neto, presidente municipal, e Coronel Salema e o ex-secretário e ex-deputado Felipe Peixoto, candidato a prefeito pelo PSD em Niterói