Publicada em 22 de janeiro
Link para a matéria no site
A Prefeitura de Quissamã, por meio de uma ação conjunta entre as secretarias de Saúde, Governo, Ação Social, Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Comunicação, Administração e a Coordenadoria Especial de Guarda Municipal e Trânsito, lançou, nesta quinta-feira (21/01), a campanha Quissamã Verão Seguro 2010.
A Prefeitura de Quissamã, por meio de uma ação conjunta entre as secretarias de Saúde, Governo, Ação Social, Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Comunicação, Administração e a Coordenadoria Especial de Guarda Municipal e Trânsito, lançou, nesta quinta-feira (21/01), a campanha Quissamã Verão Seguro 2010.
Cerca de 250 pessoas entre servidores públicos, guardas municipais, autoridades e participantes da Colônia de Férias da Secretaria de Esportes uniram-se numa grande passeata com a finalidade de conscientizar a população, comerciantes e turistas quanto aos perigos da combinação álcool e volante, da venda e consumo de bebidas entre os menores de idade, além da preservação do meio ambiente e dos cuidados à saúde, como prevenção ao câncer de pele e sexo seguro.
Ao som de um trio elétrico e no batuque do Boi Madrugadão, os participantes da campanha distribuiram diversos informativos, adesivos e sacolinhas de lixo, além da abordagem de orientação ao público sobre os pontos e órgãos da cidade, onde o cidadão pôde adquirir mais informação sobre os temas abordados.
Presente no lançamento da campanha, o prefeito Armando Carneiro convocou a população aderir a campanha e se conscientizar não somente a respeito da Lei Seca, mas também aos cuidados com a saúde. De 2007 a 2009 registramos um crescimento de índices negativos por conta de acidentes relacionados ao consumo de bebida associada ao volante. Parabenizo as secretarias e demais órgãos que organizaram a campanha e esperamos que esse trabalho seja uma chamada para que todos possamos contribuir, tanto para diminuir, quanto para zerar esse indice, disse o prefeito.
Armando ainda ressaltou a importância da população continuar o trabalho de prevenção contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, já que em uma cidade vizinha houve um registro de óbito por dengue hemorrágica. “Temos indicativos invejáveis aqui em Quissamã em relação a Dengue. Isso é resultado do excelente trabalho da saúde, dos nossos agentes e da população”, ressaltou.
Para o subsecretário de Saúde, Roberto Lopes Filho, a campanha vem reforçar as ações que já são desenvolvidas durante o ano. “Após a campanha, daremos continuidade ao projeto, pois nosso objetivo é diminuir o índice de vítimas fatais, resultado da combinação perigosa de álcool e volante”, disse.
O autor da Lei Seca, o deputado federal Hugo Leal, enviou uma mensagem por meio do assessor Gustavo Duque em demonstração de apoio ao evento. “Parabenizo a Prefeitura de Quissamã pela campanha. São trabalhos desse tipo que nos fazem acreditar nas iniciativas dos homens públicos. O prefeito Armando demonstra desde o início da sua gestão um efetivo compromisso com a resolução dos problemas do trânsito e este evento é uma comprovação do seu trabalho”, disse o parlamentar fluminense.
O comércio local também participou ativamente da campanha. O proprietário da Auto Escola Brasil, Ricardo Rangel, disse que segue o exemplo do poder público e, por meio de um trabalho voluntário, realiza um projeto de educação no trânsito nas escolas. “Precisamos divulgar mais, levar mais informações, principalmente aos jovens e crianças. A iniciativa da Prefeitura é importante, mas a população precisa estar mais engajada nas ações e respeitar a lei. E mais que isso, necessitamos de uma atuação mais preventiva e educativa por parte das polícias e não somente punitiva”, disse.
Moradora da localidade rural de Morro Alto, Valquiria do Espírito Santo levou seu filho, aluno da rede municipal de ensino, para participar do evento. “Trouxe ele porque acho importante levar nossos filhos para participar de campanhas como essa. Fico feliz em ver que o governo municipal se preocupa com o futuro deles e cuida de sua educação”, disse.
Durante o evento, marcaram presença os vereadores Junio Selem Pinto, Luiz Carlos e Edi da Silva; os secretários municipais Elizabeth Sans (Ação Social), Ronaldo Costa (Governo); José Ricardo Pedruzzi (Agricultura e Meio Ambiente) , Arnaldo Mattoso (Educação); George Selem Pinto (Esportes); Roberto Ribeiro (Obras e Urbanismo), além do presidente da Empresa Municipal de Habitação, Francisco de Siqueira Júnior, e da subsecretária de Ação Social, Isabel Pessanha;
A campanha não pára. Neste domingo, dia 24, às 7h, ônibus estarão disponíveis na Praça Brigadeiro José Caetano, no Centro, para transportas os interessados em participar da mobilização que acontecerá na praia de João Francisco. E no dia 7 de fevereiro, às 8h, a ação segue para Barra do Furado. Também estão previstas mobilizações nas comunidades de Penha, Santa Catarina, Conde de Araruama e no pórtico de entrada da cidade.
A iniciativa tem apoio dos conselhos Tutelar, de Saúde e da Infância e da Juventude, do Poder Legislativo, da Associação dos Pescadores de Barra do Furado, Alcoólicos Anônimos, Polícia Civil, associações de moradores e do comércio local.
1 Comentário. Deixe novo
Gostei muito !!! A iniciativa em Quissamã revela a necessidade de campanhas educativas. A união de todas as secretarias de Quissamã propiciou está campanha maravilhosa…