
O deputado Hugo Leal, o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, e o prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes em reunião na agência: ligação Bingen-Quitandinha
Após reunião com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, o prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes, e o deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ) anunciaram, nesta quarta-feira (17/11), a assinatura, em dezembro, de um termo de cooperação técnica envolvendo Prefeitura, ANTT, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Concessionária Rio-Juiz de Fora (Concer) para o início da fase de testes na ligação Bingen-Quitandinha.
Esta fase vai começar em janeiro de 2022, após a realização de intervenções no trecho urbano da rota alternativa e dos últimos estudos técnicos da ANTT e da PRF. “Pela primeira vez, este ano, estamos vendo passos concretos para tirar este projeto do papel. É resultado da união de esforços, de muito diálogo e do empenho de toda a equipe da prefeitura. Esta nova rota será um marco para toda a população, com impacto direto na mobilidade e na qualidade de vida”, afirmou o deputado Hugo Leal.
Durante a reunião, que também contou com a presença do presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Luciano Moreira, os representantes de Petrópolis apresentaram o plano de operação, mostrando como vai funcionar a rota, e, em conjunto com a ANTT, alinhou o início da fase de testes, prevista para ser iniciada após o encerramento da programação de Natal. Esta fase vai se estender por 90 dias e terá monitoramento 24 horas, com relatórios periódicos para avaliação. Os resultados da análise servirão de base para a decisão sobre a viabilidade da manutenção da rota após a fase experimental.
Esperada há mais de 80 anos, a ligação Bingen-Quitandinha é considerada uma das mais importantes intervenções visando melhorias na mobilidade urbana e faz parte de um pacote de projetos do município da Região Serrana do Rio de Janeiro, prevendo ações de curto, médio e longo prazo. “A autorização para os testes no trecho entre Bingen e Quitandinha representa um passo importante, concreto, para viabilizar esta via alternativa”, afirmou o prefeito Hingo Hammes.
O deputado Hugo Leal destacou que a esta nova ligação entre os bairros do Bingen e do Quitandinha vai desafogar o trânsito no centro de Petrópolis. “Faz parte da ação parlamentar representar os municípios junto ao governo federal e é isso que tenho buscado fazer, ajudando a Prefeitura de Petrópolis a viabilizar uma solução junto à ANTT para melhorar a mobilidade urbana”, enfatizou o parlamentar, que tem base eleitoral na Região Serrana.
Presidente da CPTrans, Luciano Moreira reiterou a importância da ligação Bingen-Quitandinha para a cidade. “Temos um grande desafio, que é criar alternativas para melhorar a mobilidade em Petrópolis. Este é um dos grandes gargalos que temos na cidade. A Bingen-Quitandinha é essencial dentro deste projeto maior. Esta ligação já se mostrou viável quando houve a interdição da pista por conta da cratera e que vai ajudar a reduzir os congestionamentos em trechos críticos”, afirmou.