
Os deputados Hugo Leal e Dr. Luisinho, organizadores da visita de Arthur Lira ao Rio, com o candidato a presidente da Câmara e o governador Claudio Castro em encontro no Palácio Guanabara: demandas do estado em discussão – Foto: Governo do RIo
O deputado Arthur Lira recebeu o apoio formal de 22 deputados federais do Rio de Janeiro à sua candidatura a presidente da Câmara, durante passagem pelo estado nesta quarta (20/01). “Creio que o número de votos da bancada fluminense ao nosso candidato poderá chegar a 30 – quase dois terços da nossa bancada de 46. A mensagem de democratização da Casa enviada por Arthur Lira é muito forte”, afirmou o deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ), que organizou a agenda do candidato a presidente da Câmara no Rio ao lado dos deputados Doutor Luisinho (Progressistas/RJ) e Soraia Santos (PL/RJ).
O deputado Arthur Lira (Progressistas-AL) se comprometeu em priorizar a aprovação do Orçamento e imprimir celeridade nas análises da PEC Emergencial e das reformas Administrativa e Tributária, caso seja eleito no dia 1º de fevereiro. “Precisamos votar a Reforma Tributária para corrigir as distorções horríveis. O Estado do Rio de Janeiro, que produz muito em serviço para o Brasil, é a segunda economia do País e a 13ª em arrecadação de ICMS. Tem alguma coisa errada. Vamos apreciar com muito cuidado”, afirmou Arthur Lira.
O deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ) elogiou a conduta democrática e colaborativa do deputado federal Arthur Lira. “Cada um de nós aqui quer ter voz na Câmara dos Deputados. E o deputado Arthur Lira como presidente é quem nos dará voz e fazer com o que o Brasil caminhe para frente”, disse o deputado federal do PSD fluminense, que tem viajado pelo Brasil na comitiva de Arthur Lira, que já visitou estados do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul. Antes de chegar ao Rio, Lira esteve em Vitória e, até o fim da semana, tem encontros políticos em São Paulo, Belo Horizonte e Campo Grande.

Arthur Lira, Claudio Castro e 22 deputados federais do Rio no Palácio Guanabara: apoio em massa ao candidato a presidente da Câmara – Foto: Governo do Rio de Janeiro)
A comitiva do deputado federal Arthur Lira (Progressistas-AL) iniciou sua agenda de campanha pela manhã na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Em seguida, Lira reuniu seus apoiadores com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), no Palácio Guanabara, sede do governo fluminense. A passagem pelo Rio foi encerrada com um almoço em restaurante no centro do Rio, onde estiveram, além de deputados federais e do governador Claudio Castro, o presidente da Alerj, André Ceciliano, deputados estaduais, prefeitos e secretários estaduais.
No encontro no Palácio Guanabara, o governador em exercício Cláudio Castro frisou que a eleição de Arthur Lira como presidente da Câmara representaria colocar a política no seu lugar de respeito. “Sempre que se menciona o nome de Arthur Lira, falam que ele é uma pessoa de palavra e uma pessoa de diálogo. E, por isso, sei que o Arthur conquistou, aqui no Rio de Janeiro, dois terços de nossa bancada federal”, exaltou o governador, ao receber o candidato.

Lira entre Hugo Leal, Claudio Castro e André Ceciliano: compromisso com a democratização da Câmara e a reforma tributária – Foto: Oscar Valporto
Na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Lira ouviu do presidente da Casa, deputado estadual André Ceciliano (PT), que “todos desejam o bem do Brasil e o bem do Parlamento” como resultado da eleição marcada para o dia 1º de fevereiro. Acompanharam Arthur Lira deputados federais da bancada fluminense do PSD, do Progressistas, do Republicanos, do Pros, do PSL, do PL e até do MDB, partido do principal adversário de Lira na disputa pela presidência da Câmara.
Nos encontros, o deputado Arthur Lira se comprometeu ainda a instalar a Comissão Mista do Orçamento (CMO) com máxima urgência. “Estamos em pandemia e sem Orçamento da União. Vamos votar o Orçamento urgentemente, para logo após apreciar as pautas sociais e econômicas”, afirmou o candidato a presidente da Câmara.