Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro mostram que o mês de novembro registrou o maior número de roubo de cargas da série histórica: 1.102 assaltos, número 66,7% maior do que registrado no mesmo mês do ano passado. Os índices alarmantes fizeram que empresários e autoridades policiais criassem o Fórum Permanente de Combate e Prevenção ao Roubo de Cargas, que terá sua segunda reunião, na próxima terça (24/1) na Associação Comercial. O deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ) destacou a urgência do problema. “Em 2015, já tivemos um aumento de 22% no número de ataques em relação a 2014. Em 2016, de janeiro a novembro, tivemos um aumento de 52% no número de roubo de cargas no estado em relação ao mesmo período do ano anterior. É preciso enfrentar esse problema e só vamos conseguir avançar com a participação de todos”, afirmou Hugo Leal, autor da Lei Seca e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.
O parlamentar informou que a segunda reunião do Fórum terá a presença de representantes da Superintendência da Receita Federal e da Receita Estadual. “São órgãos importantes para o combate na área de receptação e também tem seu papel no controle das cargas”, explicou. Conforme combinado na primeira reunião, em dezembro, os participantes devem levar temas e demandas sobre ações de combate e prevenção ao roubo de cargas.
Iniciativa do deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ), coordenador da bancada do Rio na Câmara, da Federação de Transporte de Cargas (Fetranscarga), do Sindicarga (Sindicato de Transporte Rodoviário de Carga e Logística) e da Associação Comercial do Rio, o segundo encontro do Fórum Permanente de Combate e Prevenção ao Roubo de Cargas terá a participação de representantes da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Federal, da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Secretaria de Segurança, e de empresas do setor de transporte de cargas e de outras empresas bastante visadas pelos criminosos como a Souza Cruz e os Correios.