A construção de boas administrações municipais necessita de um planejamento estruturado. Nas últimas eleições, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) elegeu 418 prefeitos e obteve mais de 10,8 milhões de votos. Na busca por uma maior qualidade na gestão, a Fundação João Mangabeira (FJM), instituição de formação política e formulação de políticas públicas e o PSB, realizam o tradicional seminário nacional dos prefeitos, desta vez, com o tema: “CIDADES DAS PESSOAS: a construção do ambiente sustentável no Brasil”. Voltado aos prefeitos (as) e vice-prefeitos (as) eleitos (as) e líderes do PSB, o evento será realizado nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, em Brasília. O seminário deste ano fará uma homenagem especial aos “ 100 anos de Miguel Arraes”.
Presidente do PSB no Rio de Janeiro, o deputado federal Hugo Leal destacou a importância do seminário. “O PSB vem crescendo no país com sua atuação sempre focada na eficiência administrativa, na transparência e ética na gestão pública e no compromisso com a justiça social. O seminário servirá como inspiração para os eleitos”, afirmou Hugo Leal.
A FJM preparou uma programação intensa de painéis com especialistas em gestão pública. As marcas socialistas como transparência, participação e controle social nos atos da administração pública; responsabilidade fiscal e social nas ações de governo; sustentabilidade e equilíbrio ambiental das cidades no mundo contemporâneo serão abordadas e incentivadas pelos líderes partidários, governadores, ex-governadores e parlamentares federais que já confirmaram suas presenças.
No painel “A Transparência e o Controle Social na Administração Pública”, o secretário-geral da ONG Contas Abertas, Gil Castelo Branco apresentará um panorama das principais demandas da sociedade por informações públicas e as deficiências de transparência nas contas públicas municipais. Neste painel, o senador João Capiberibe (PSB), autor da lei da Transparência, expõe sobre a criação da lei e sua efetiva aplicação. O controlador-geral do Distrito Federal, Henrique Ziller, abordará a aplicação da lei na atual administração do governador Rodrigo Rollemberg (PSB).
Para o painel “O Modelo de Gestão na Administração Pública” o presidente do Movimento Brasil Competitivo, Claudio Leite Gastal, aceitou o convite para compartilhar suas experiências com os prefeitos e vice-prefeitos eleitos pelo PSB. Josiane Zighbi, hoje secretária de Governo de Vitória (ES) apresentará o programa “Realiza +”, de eficiência na gestão, implementado entre 2011 e 2014, no governo estadual capixaba, que rendeu os principais prêmios nacionais em gestão pública.
O seminário prossegue com palestras sobre captação de recursos estaduais, federais e mecanismo de financiamentos em bancos públicos nacionais e internacionais. Os desafios da responsabilidade fiscal na gestão pública e experiências bem sucedidas nas administrações do PSB, além da participação dos representantes dos segmentos sociais do partido também estão previstos na programação.
Na abertura do seminário, na noite do dia 15, está confirmada uma homenagem especial ao ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes, que completaria 100 anos de idade. Para comemorar a data, a FJM e PSB estão preparando uma grande surpresa que deve emocionar os convidados e filiados do partido. Miguel Arraes é considerado a maior referência política na luta pela inserção social do povo nordestino e um dos principais líderes de esquerda, na história do Brasil.