Após reunião na sede da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) em Brasília, ficou praticamente fechado acordo para cessão do terreno para a construção de um silo para armazenamento de grãos, no município de Barra Mansa, no Vale do Paraíba. O deputado Hugo Leal (PSD/RJ), que trabalha desde o seu primeiro mandato pela instalação do silo em solo fluminense e participou do encontro, afirmou:
“A instalação do silo graneleiro vai diminuir o custo de produção de frangos, ovos, leite, carne e outros produtos da pecuária do Estado do Rio. E Barra Mansa tem uma localização logística estratégica para receber este empreendimento”
Na reunião, ficou acertado que a VLI – concessionária do transporte ferroviário na região – vai devolver à ANTT um terreno próximo ao leito da ferrovia, parte da concessão: essa área e seu imóvel serão repassados ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) e, posteriormente, cedidos à Prefeitura de Barra Mansa para a instalação do silo graneleiro. A ANTT concordou com os termos do acordo que agora precisa apenas da oficialização pelos órgãos governamentais. Hugo Leal acrescentou:
“Todos os envolvidos entendem que essa iniciativa vai beneficiar a economia regional e o Rio de Janeiro”.
Além do parlamentar, coordenador da bancada do Rio na Câmara dos Deputados, estiveram presentes à reunião Sérgio Lobo, diretor da ANTT, José Osvaldo Cruz, diretor de Relações Institucionais da VLI, o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Dable, e o diretor de Operações e Abastecimento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Jorge Andrade.
Milho balcão
Em seguida à reunião com a ANTT, o deputado Hugo Leal e o prefeito Rodrigo Drable discutiram com dirigentes da Conab a instalação de um galpão para a venda de milho balcão – modalidade que permite a compra do produto por pequenos criadores de animais, principalmente para uso como ração a preços mais baixos que os praticados no mercado. – em Barra Mansa. A Conab garantiu estar interessada em oferecer a venda de milho balcão a produtores do Rio e considera a localização do município estratégica por conta da presença da ferrovia FCA. O prefeito de Barra Mansa, imediatamente, assegurou que vai viabilizar o galpão para o milho balcão em parceria com a iniciativa privada. “Foi uma ótima surpresa o interesse da Conab em disponibilizar milho balcão para Rio, demanda que venho apresentando há alguns anos e que beneficiará e muito a avicultura e a suinocultura no nosso estado”, destacou Hugo Leal, elogiando ainda o empenho do prefeito Rodrigo Drable em viabilizar esses investimentos no município . O deputado federal do RJ acrescentou:
“Tanto o sino graneleiro quanto o milho balcão serão muito importantes para a economia da cidade, com movimentação no comércio e geração de emprego e renda”.