O deputado ressaltou que estas reivindicações somente serão realizadas graças ao empenho do Legislativo, tanto municipal quanto federal. Na opinião do deputado Hugo Leal, a movimentação da Câmara, através de seus pares, tem tido eco em Brasília, fortalecendo assim ?a nossa atuação junto aos órgãos federais para conseguir o resultado que todos esperam, que é a manutenção da União e Indústria e a ligação Bingen/Quitandinha?.
Ele lembrou que, nos encontros com diretores da ANTT, tem afirmado que a União e Indústria é uma estrada sem dono e que por isso vem sofrendo com a falta de investimentos. Hugo Leal explicou que com a Medida Provisória 452 será possível reivindicar junto à União o repasse de verbas para as obras nesta estrada, lembrando que a MP foi criada pelo governo para atender as estradas que ficaram fora do plano de investimentos do Ministério do Transporte.
A sugestão do deputado do PSC é que, ao mesmo tempo em que a União estiver realizando os investimentos necessários na União e Indústria, o Governo do Estado entre na ação assumindo a responsabilidade pela estrada e promovendo a manutenção dela. Para o deputado, o trecho que vai do Retiro até Bonsucesso poderia ser repassado para o Município, pois é considerado perímetro urbano. Segundo Leal, estas ações foram discutidas com o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, que se comprometeu a acompanhar todo o processo, assim que for iniciado pelo Governo Federal.
Legislativos unidos em prol de Petrópolis
Na Câmara Municipal há uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), presidida pelo vereador Samir Yarak (PSC), que vem trabalhando no sentido de cobrar da União e do Estado os investimentos para a estrada. Este trabalho foi elogiado pelo deputado federal, frisando que a Câmara Municipal tem sido importante para que se chega a uma solução rápida e definitiva para o problema.
Para o deputado, o trabalho conjunto das duas casas legislativas ? municipal e federal ? tem ajudado a avançar em questões que se arrastam por anos, como é o caso da Estrada União e Indústria e da ligação Bingen/Quitandinha. ?Na administração anterior, não éramos aliados e não deixamos de trazer recursos para a cidade. A mesma postura estamos tomando agora, quando não somos aliados do atual governo, mas vamos ajudá-lo, trazendo soluções e verbas?.
Segundo Hugo Leal, todas as manifestações do Legislativo Municipal estão sendo ouvidas pela União, e destacou a ida dos vereadores a Brasília e os contatos feitos, conseguindo o compromisso dos agentes do Governo Federal em investir e dar solução para problemas federais em Petrópolis. Na opinião do deputado, as duas casas legislativas podem contribuir muito com Petrópolis, ?pois temos que exercer nosso papel de fiscalizar, mas também de buscar soluções para os problemas?.
O presidente da Câmara, vereador Bernardo Rossi (PMDB), agradeceu a presença do deputado e manifestou sua alegria quando Hugo Leal disse que as ações dos vereadores petropolitanos têm tido eco em Brasília. Rossi destacou os avanços que a atual legislatura conseguiu, tanto internamente quanto para a cidade, e destacou entre elas a conversa que os vereadores tiveram com a direção do Hospital Santa Teresa e com o Centro de Tratamento Oncológico, assim como a ligação Bingen/Quitandinha.
? É importante ressaltar que a iniciativa partiu da Câmara, pois após os encontros procuramos os responsáveis públicos na busca de soluções e hoje ficamos felizes com os resultados, pois estamos atingindo nosso objetivo, que é atender as reivindicações e o desejo dos petropolitanos, frisou Rossi.
Fonte: tribuna de petrópolis online
Redação: Rogério Tosta