Motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres. Cada um pode fazer a sua parte para tornar o trânsito mais seguro nas grandes cidades.
Esta é a principal mensagem da Semana Nacional de Trânsito 2015, que começa nesta sexta-feira (18 de setembro). O tema é: “Seja você a mudança no trânsito.”
Até o dia 25 de setembro, Dia Nacional do Trânsito, várias atividades serão realizadas em todo o país para conscientizar a população. Signatário de um pacto com as Nações Unidas (ONU), o Brasil tem o objetivo de reduzir em até 50% o índice de mortes nas ruas e estradas, até 2020.
No Rio de Janeiro, há uma programação intensa em várias cidades. São palestras atividades culturais e esportivas.
Nesta sexta, na abertura, o deputado federal Hugo Leal (PROS-RJ), participa de seminário na Cruz Vermelha Brasileira, no Centro do Rio, falando sobre a Lei Seca, de sua autoria, que completou sete anos. Desde o lançamento, a norma vem ajudando a salvar vidas.
No sábado (19), o Detran-RJ realiza apresentação artística alertando os moradores do Rio para a utilização de itens de segurança do veículo.
Será no Posto de vistoria do Niterói e Unidade de Referência e Serviços do Detran Governador Marcello Alencar (Ilha do Governador). O atendimento ocorrerá das 9h às 12h e das 13h30 às 16h.
Domingo (20), será dia de passeio ciclístico para incentivar o uso de transportes não motorizados. O evento ocorrerá no Aterro do Flamengo, com início no Monumento dos Pracinhas.
No encerramento das atividades, no domingo (27), o Detran-RJ promove corrida e caminhada para conscientizar a população para um trânsito mais seguro, estimular a atividade física e consequentemente uma melhor qualidade de vida por meio do uso de modos de transporte alternativos. O evento ocorrerá na Quinta da Boa Vista, a partir das 8h.