A bancada do Rio de Janeiro reuniu-se nesta quarta-feira (13/9) com representantes das instituições federais de ensino do estado para discutir a crise enfrentada pelas instituições de ensino, pesquisa e tecnologia e seus orçamentos.
O reitor da UFRJ, Roberto Leher, enfatizou que houve redução drástica nos orçamentos, o que está inviabilizando as entidades. “Pedimos que a Comissão de Orçamento da Câmara assegure como patamar mínimo para o ano que vem o orçamento de 2016, com valores corrigidos, assegurando recursos de investimento e custeio para a universidade”, reivindicou Leher. O pedido tem como referência o posicionamento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes).
Os parlamentares sugeriram unificação da bancada para garantir o mínimo necessário para o funcionamento das instituições, de forma imediata, e medidas a médio e a longo prazo que evitem ainda mais esse esfacelamento.
“Foi uma reunião muito produtiva. O deputado Celso Pansera e eu ficamos incumbidos de alinhar as propostas dos projetos de lei, que serão apresentadas pelos deputados da bancada que colaborem com novas alternativas, para fazer minuta unificada e apresentar na próxima reunião do Rio de Janeiro”, declarou Hugo Leal. O novo encontro está marcado para o dia 22 de setembro e terá a participação das entidades de educação, pesquisa e tecnologia.
Participaram da reunião os deputados Otávio Leite, Jandira Feghali, Laura Carneiro, Alessandro Molon, Alexandre Serfiotis, Alexandre Valle, Áureo, Cabo Daciolo, Chico Alencar, Chico D’Angelo, Deley, Felipe Bornier, Francisco Floriano, Jean Wyllys, Marcelo Delaroli, Marcelo Matos, Pedro Paulo, Rosangela Gomes, Wilson Beserra e Zé Augusto Nalin.
A reunião contou com a presença de Roberto Leher, reitor da UFRJ; Ricardo Berbera, reitor da UFRRJ; Sidney Mello, reitor da UFF; Carlos Henrique Alves, diretor geral do CEFET-RJ; Jefferson Azevedo, diretor do IFF; Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz; Augusto Gadelha, diretor do Laboratório Nacional de Iniciação Científica; Fernando Rizzo, diretor do Instituto Nacional de Tecnologia; Ronald Shellard, diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas; e Jaqueline Correa, pró-reitora do Colégio Pedro II.